Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Comissão de Ética > Sobre > Comissão de Ética
Início do conteúdo da página
Comissão de Etica - Sobre
Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 15h45 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h45 | Acessos: 810 | Categoria: Sobre

A Comissão de Ética da Secretaria de Estado de Meio Ambiente é a unidade administrativa responsável pela orientação aos servidores quanto à observância do princípio da moralidade e demais regras de conduta, bem como pela aplicação do Código de Ética do Servidor Público do Estado de Mato Grosso (Lei Complementar nº 112/2002) no âmbito da SEMA.

Neste sentido, a Comissão de Ética atua preliminarmente de forma educativa e orientativa junto aos servidores e dirigentes, respondendo questionamentos e esclarecendo dúvidas sobre o Regramento Ético.

Em casos de eventual descumprimento da Lei Complementar nº 112/2002, a Comissão de Ética realiza os procedimentos de investigação da conduta Ética dos envolvidos, os quais podem resultar em: Recomendações, Compromisso Ético ou Advertência/Censura Ètica, de acordo com a gravidade dos atos praticados.

Desse modo, a Comissão de Ética busca contribuir para o fortalecimento de uma cultura ética, auxiliando na redução do cometimento das infrações disciplinares e evitando de forma considerável a instauração de Processos Administrativos Disciplinares.

 

SOBRE A COMISSÃO

O Que é?

A Comissão de Ética nos órgãos públicos está prevista na Lei Complementar nº 112/2002, que em seu Art. 6º nos traz: "Em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo, bem assim nos Poderes Legislativo e Judiciário do Estado de Mato Grosso, deverá ser criada, através de portaria do respectivo Secretário de Estado ou do dirigente máximo da entidade ou Poder, uma Comissão de Ética, integrada por 03 (três) servidores públicos efetivos e respectivos suplentes, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética funcional do servidor público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público estadual, competindo-lhe conhecer concretamente de atos susceptíveis de advertência ou censura ética."

 

COMPOSIÇÃO ATUAL (Portaria Sema 91/2019)

Presidente

Aline Besson Bissi

 

Membros Titulares

Sirley Maria Silva

Felipe Guilherme Klein

 

Membros Suplentes

Domingos Campos da Silva

Ramona Nunes Cunha Pedroso

Vanessa de Araújo Silva Reis

 

Secretária executiva

Odila Weippert

 

CONTATO DA COMISSÃO DE ÈTICA

Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT

Rua C, Esquina com Rua F, Palácio Paiaguás

Cuiabá-MT, Cep:78.049-913

E-mail:  comissaodeetica@sema.mt.gov.br

Telefone: (65) 3645-4920

Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838