Página inicial > SEMA > Notícias > Governo promove fortalecimento de catadores de Resíduos Sólidos em evento da Semana do Meio Ambiente
Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2012, 19h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h12 | Acessos: 545 | Categoria: Notícias
Jana Pessôa-Setas/MTsetas_sema_catadores_editada
Os secretários de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão e em exercício da Setas, Jean Estevan entregam equipamento de segurança aos catadores de materiais recicláveis

Orientações, palestras e discussões entre poder público e catadores de resíduos marcou esta quarta-feira (06.06), as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

O evento organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), aconteceu no Auditório da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) e teve por objetivo iniciar um diálogo social com o segmento, cujo papel é de grande relevância para a implantação de iniciativas de sustentabilidade ambiental.

Além das palestras, um grupo de assistentes sociais esteve presente no local para realizar o cadastramento dos catadores que ainda não têm acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal. O cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade social faz parte das ações de Busca Ativa desenvolvidas pela Setas-MT.

Todos os participantes do evento receberão também equipamentos de segurança do trabalho, como botas, calças, máscaras, luvas, avental e óculos de proteção. De acordo com o secretário em Exercício da Setas-MT, Jean Estevan de Oliveira, o Governo do Estado inicia esta semana um trabalho de fortalecimento do trabalho dos catadores de resíduos sólidos.

“A necessidade de apoio aos trabalhadores que lidam diretamente com o lixo doméstico é de suma importância para que o Estado possa promover a inclusão produtiva e social dos catadores. Temos ainda a urgência em criar ações que possam promover a sustentabilidade, como forma de estimular o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental”, disse o secretário.

Para a presidente da Cooperativa Chapadense de Materiais Recicláveis (Coopchamar), Kelen Aparecida da Cunha Galvão, o catador precisa deste espaço para melhorar suas condições de trabalho. “O catador não é nenhum coitadinho, somos trabalhadores que estão em busca de um reconhecimento. Precisamos de oportunidades como esta para melhor estruturar nossa categoria”, avaliou a presidente da Coopchamar.

Para a presidente da Associação de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag), Joana Fátima de Paulo, o evento organizado pela Setas é uma forma de aprender um pouco mais sobre o funcionamento da cooperativa ou associação. “Os trabalhos de hoje serão muito proveitosos para nós. Assim como os demais trabalhadores, nós também precisamos atualizar nossos conhecimentos”, salientou Joana.

O representante no Movimento Nacional de Catadores de Resíduos Sólidos, Thiago da Silva Duarte, destacou a oportunidade como fundamental para os catadores. “Hoje poderemos dizer nossas dificuldades e também ouvirmos como poderemos sanar parte delas como, por exemplo, a regulamentação da cooperativa”, destacou Thiago.

O secretário de Estado do Meio Ambinete, Vicente Falcão destacou o trabalho integrado das secretarias em busca da inclusão social e da preservação do Meio Ambiente. "Essa integração é uma determinação do Governador Silval Barbosa". O evento foi realizado pela Setas e ainda com a presença da diretora do Sebrae-MT, Leide Garcia Novaes Katayama e o apoio do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região.

Catadores de materiais recicláveis da cooperativa de Pocone, Cuiabá e Varzea Grande, e os catadores de Chapada dos Guimarães participaram das palestras.

(Com informações da Assessoria/Sema-MT)