A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou oficialmente durante a solenidade de abertura das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, realizada na manhã desta terça-feira (05.06), no Auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), o livro “Ninhais do Pantanal Mato-grossense – Guia de Conservação dos Viveiros Naturais de Aves Aquáticas”.A publicação é o resultado de cinco anos de monitoramento e mapeamento dos ninhais no Pantanal Mato-grossense, um trabalho desenvolvido por técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade da Sema, publicado com a parceria da Estância Ecológica Sesc Pantanal.
O trabalho vem sendo realizado em seis municípios da região, desde setembro de 2006, visando conhecer a distribuição dos ninhais no Pantanal, identificar as atividades que possam estar comprometendo a reprodução das aves para que possam ser adotadas medidas de proteção e conservação dessas áreas. Além disso,está sendo produzido um material científico, informativo e educativo, que irá auxiliar na gestão de várias atividades na região em especial no ordenamento turístico.
“O Guia traz informações sobre a caracterização e a importância dos ninhais para o homem e o meio ambiente, a biologia, reprodução e identificação das aves aquáticas e recomendações específicas para o turista, guias, empresas, fazendeiros e outras organizações, com o objetivo de orientar essas pessoas em relação às ações de conservação, com ideias simples que podem contribuir para a proteção dessas áreas”, explicou o médico veterinário e analista ambiental da Sema, Marcos Roberto Ferramosca.
“Ninhais do Pantanal Mato-grossense – Guia de Conservação dos Viveiros Naturais de Aves Aquáticas” possui 68 páginas. O texto é de Marcos Roberto Ferramosca Cardoso, com fotos do fotógrafo Marcos Vergueiro e de técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros.
O livro tem projeto gráfico de Rosalina Taques (DoceDesign) e foi produzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Estância Ecológica Sesc Pantanal.
Para saber mais sobre a publicação e os Ninhais do Pantanal Mato-grossense, o Guia foi disponibilizado no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br, no link Destaques/VIII Semana do Meio Ambiente. Os interessados também podem acessar a publicação no link da Biodiversidade/Fauna e Recursos Pesqueiros/Publicações.
A programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia prossegue nesta quarta-feira (06.06). Confira abaixo:
06 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA – SEMA/MT
08h00 - Renata de Lima Santos Taques - Visita Técnica no Espaço Sustentável Sebrae
08h30 - Curso – Cidades Sustentáveis
Arquiteta Profª.MsC Bianka Correa – UNIC
10h30 - Café e Prosa
12h00 – Almoço
14:30 - Curso – Cidades Sustentáveis
Arquiteta Profª.MsC Bianka Correa – UNIC
17:30 – Encerramento
Local: Espaço Sustentável SEBRAE/MT
06 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA – SETAS/MT
08h30 - Palestra
Cooperativismo e Associativismo
Gestão de Negócios
Prevenção de Acidentes no trabalho e
Motivacionais
Local: Auditório da AMM
SERVIÇO
VIII Semana do Meio Ambiente
Data: 5 e 6 de junho
Hora: das 08:00 às 17:00
Local: Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)
Informações: Assessoria de Imprensa da Sema (65) 3613 7359