No próximo dia 21 de maio, em Cuiabá será realizado o Dia da Coleta. Durante todo o sábado, em vários pontos da cidade, estarão sendo recolhidas garrafas PET.
A iniciativa faz parte do Projeto Reciclagem, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), criado para fomentar a prática da coleta e da destinação adequada de resíduos do tipo garrafas PET e óleo vegetal (de cozinha), pelas instituições públicas e/ou privadas, bem como organizações de qualquer natureza, para fins de reciclagem e reaproveitamento.
O Dia de Coleta será realizado em parceira com a Igreja Batista Boas Novas (IBBN) – parceira também no Projeto Reciclar, como organização coletora -, Polícia Militar, Guarda Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Associação de Catadores de Cuiabá e Várzea Grande, Fórum Estadual “Lixo e Cidadania”, Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior e a empresa Maxvinil, e servirá para marcar o lançamento oficial da VII Semana do Meio Ambiente, edição 2011, que este ano tem como tema “Floresta e Clima – Pensando Além das Copas”.
No Dia da Coleta a população poderá depositar garrafas PET em coletores que serão disponibilizados na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida do CPA, em frente ao shopping (cinco coletores); também na Igreja Batista Boas Novas, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, no Bairro Coxipó e na Escola Estadual “Jaime Veríssimo de Campos Junior, localizada na Rua Chile, s/n, no Bairro Jardim Taiamã, em Várzea Grande.
“Toda a renda arrecadada com o material recolhido será revertida para a Associação de Catadores de Material Reciclado e para as obras sociais da IBBN”, explicou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin, ao comentar sobre a iniciativa.
O Dia de Coleta, além de ser uma iniciativa que visa ampliar a coleta seletiva de resíduos tem também como um de seus objetivos a mudança de comportamento e atitudes, para práticas ambientalmente mais corretas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
“Essa campanha tem foco na mobilização da sociedade para a coleta de garrafas PET e sua destinação correta contribuindo assim com as ações voltadas para a preservação do meio ambiente, em especial das florestas, lembrando que este ano, foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Ano Internacional das Florestas”, destacou Livia Mondin.
Durante todo o dia 21, na Praça Ulisses Guimarães, serão realizadas apresentações de judo, capoeira, teatro, música e ballet.
RESÍDUOS - Uma das questões que necessitam ser enfrentadas pela humanidade é o enorme volume de lixo produzido nas grandes cidades. Com o aumento da população em 3% ao ano e consequentemente o aumento do consumo, é fundamental o desenvolvimento de tecnologias que viabilizam o aproveitamento e a reciclagem dos resíduos, gerando um novo mercado.
O conceito de lixo pode ser definido como os materiais resultantes das atividades humanas, os quais podem ser reutilizados ou reciclados, contribuindo para a proteção ao ambiente, além de proporcionar economia de energia e de recursos naturais.
Em Cuiabá são coletadas diariamente aproximadamente 350 toneladas de lixo domiciliar e comercial. Na região da “Baixada Cuiabana”, com uma população de cerca de 850 mil habitantes, muito embora esteja disponível o serviço de coleta de lixo urbano, a população não tem o hábito de utilizar esse serviço de forma inadequada, o que acaba indo parar nos rios da região como o Cuiabá, um dos principais formadores do pantanal mato-grossense.
Segundo a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos, Solange Cruz, nesse sentido, a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) define responsabilidades compartilhadas na redução, geração e destinação dos resíduos, envolvendo o poder público (Executivo), a iniciativa privada e a sociedade de uma maneira geral.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, iniciativas como o Projeto Reciclagem e o Dia de Coleta, “têm uma aplicação prática de medida orientada pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que visa a mudança de comportamento da comunidade e das lideranças locais, sensibilizando-as pela causa ambiental e contribuindo para a sustentabilidade sócio-ambiental”.
Para o secretário, “de maneira mais específica, o Projeto Reciclagem visa fomentar a prática da coleta seletiva já realizada pela sociedade mato-grossense, mas ainda de forma tímida, especialmente quanto à coleta dos resíduos do tipo garrafas PET e óleo vegetal (de cozinha) utilizados. Além da coleta, fomentará também a destinação dos resíduos às empresas especializadas em reciclagem, culminando no reaproveitamento dos resíduos reciclados.
SERVIÇO
Lançamento da VII Semana do Meio Ambiente - "Floresta e Clima - Pensando além das Copas"
DIA DE COLETA
DATA: 21.05 (sábado)
HORÁRIO: 8 às16 horas
LOCAIS:
- Praça Ulisses Guimarães, Avenida do CPA, em frente ao shopping
- Igreja Batista Boas Novas, Avenida Fernando Correa (próximo ao Batalhão de Engenharia e Construção)
- Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos, na Rua Chile, s/n, no Bairro Jardim Taiamã, em Várzea Grande.
Informações na Assessoria de Comunicação da Sema (65) 3613 7359