Página inicial > SEMA > Notícias > Servidores recebem capacitação para conduzir veículos oficiais
Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2011, 13h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h15 | Acessos: 686 | Categoria: Notícias
Foto: Assessoria/Sema-MTCAPACITAO_DIREO_DEFENSIVA
Capacitação aborda temas ligados a manutenção e normas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) através da sua Gerência de Transporte, em parceria com a empresa Quality Aluguel de Veículo, promove nesta terça (10.05) e quarta-feira (11.05), em período integral, no Auditório Pantanal, da Secretaria, uma capacitação de 8 horas, dividida em duas etapas, sobre Manutenção Preventiva e Corretiva, Normas e Procedimentos.

O objetivo é qualificar todos os servidores, tanto da sede quanto das regionais, que utilizam os veículos oficiais do órgão.

Esta é a segunda capacitação promovida pela secretaria neste semestre. Mais de 100 servidores estão inscritos na capacitação. A primeira, que aconteceu em fevereiro, teve mais de 100 servidores habilitados, preparados para orientar todos os servidores que utilizam os veículos oficiais da Sema, sobre como conduzir de forma segura e econômica, de forma a diminuir os custos para a empresa e aumentar o conforto e a segurança para o usuário.

Conforme o gerente de transporte da Sema, Luciédio Rodrigues Lisboa, "após o treinamento, todos os servidores condutores de veículos da secretaria, farão um novo cadastro e somente aqueles que participaram do treinamento, estarão aptos a utilizar os veículos oficiais".

Para isso, o secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, deverá baixar uma portaria regulamentando o curso de direção defensiva que será obrigatório para todos os servidores que forem conduzir qualquer veículo oficial da Sema e, para este ano, há mais treinamentos previsto para que todos os condutores sejam habilitados, observou Lisboa.

O treinamento será ministrado em forma de palestra pelo instrutor especializado em gestão e direito do transporte e direção defensiva, Marco Antonio Ghiraldello, baseadas em apresentações de temas como: Definição e Quando começa a direção defensiva; Cinco elementos da direção; Classificação das vias e suas velocidades máximas; Documentos de porte obrigatório; Comportamento dos motoristas e estatísticas; Condições adversas: (Iluminação, trânsito, veículo, carga, vias e condutor); Álcool, drogas e sono; Prevenção de acidentes e como evitá-los; Equipamentos obrigatórios; Noções de direção econômica; Condução Off Road; Uso do vídeo: Técnica 4X4; Como utilizar o veículo corretamente; Condução 4X4 em aclives, declives, erosões, areia, terrenos enlameados e etc.; Considerações finais e dúvidas dos colaboradores.

De acordo com Ghiraldello, as palestras além de técnicas têm aspectos comportamentais e de conscientização, onde é trabalhado o psicológico para que as mudanças propostas pela parte técnica do curso, sejam efetivas e focadas na melhoria do desempenho do condutor.

"Não temos um curso padrão, o que fazemos é direcionar a formação para os problemas específicos de cada cliente, após analisarmos o perfil de cada empresa, os tipos de operações realizadas pelos condutores, as infrações de trânsito, as colisões entre outros fatores que nos fornecem os dados necessários para que possamos avaliar e propor a capacitação mais adequada. Nosso meta é obtermos efetivamente um decréscimo tanto em manutenção dos veículos, quanto em número de acidentes”, explicou o instrutor.