Com o objetivo de disseminar a política do consumo consciente e reaproveitamento dos resíduos produzidos pelo órgão, os servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participam a partir desta segunda-feira (18.04) até o dia 27, de uma série de palestras visando a capacitação no Programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública.
As palestras serão realizadas no Espaço Sagui, no Parque Estadual Mãe Bonifácia e no Auditório Pantanal, da própria secretaria.
A superintendente de Educação Ambiental, Lívia Alice de Carvalho Mondin, explicou que o Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública é uma iniciativa do Governo Federal que abrange ações de consumo consciente, visando à redução do consumo de materiais de expediente utilizados nas instituições públicas, reduzindo assim a produção de resíduos.
O programa começou a ser implementado na Sema em 2009. Uma das primeiras ações desenvolvidas, após a adesão da Secretaria junto ao Ministério do Meio Ambiente no ano passado, foi a realização de um diagnóstico com o objetivo de conhecer a realidade do consumo de papel, copos descartáveis, energia, água e telefone. A partir daí, uma comissão formada por servidores e coordenada pela Superintendência de Educação Ambiental, com o apoio do secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, começou a desenvolver ações que agregassem melhorias no gerenciamento e uso desses itens.
O diagnóstico foi iniciado em agosto de 2010, com a pesagem dos papéis utilizados pelo órgão. Assim foi possível avaliar o consumo desse material e definir ações para evitar o desperdício. Hoje, o papel recolhido em cada superintendência do órgão passa por uma triagem. Com os reutilizáveis (apenas um lado usado) são confeccionados blocos para uso dos servidores e os recicláveis são doados às cooperativas de catadores, demonstrando a responsabilidade social da Sema. A ação contribui com a destinação final correta dos papéis.
Dentro do programa e como forma de conscientizar os servidores já foram realizados o dia sem o uso do copo descartável e uma feira de troca.
Para orientar a implementação do Programa A3P na secretaria está em fase de elaboração um Plano de Ação onde estão previstas metas de redução do consumo de cinco itens (energia, água, papel, copos descartáveis e telefone), a serem alcançadas num período de dois anos. A cada seis meses será feita uma avaliação dos procedimentos adotados.
A3P
Em todo o Brasil, vários estados já aderiram ao programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Este é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. O programa tem como princípios a inserção dos critérios ambientais que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo, até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A A3P é uma decisão voluntária e responde à compreensão de que tanto o Governo Federal como os governos estaduais possuem um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental.
O programa tem como diretriz a sensibilização dos gestores públicos para as questões socioambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas, por meio da adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o manejo adequado e a diminuição do volume de resíduos gerados, ações de licitação sustentável/compras verdes e ainda ao processo de formação continuada dos servidores públicos.
Saiba mais sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
O que é
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - é um programa do Ministério do Meio Ambiente - MMA, instituído em 1999 pelo reconhecimento de demandas geradas pela administração pública que implicam no excessivo consumo de recursos naturais, razão pela qual o Governo Federal precisou assumir o papel estratégico na indução de novos referenciais de produção e consumo, orientados para a sustentabilidade.
O Programa é direcionado a cinco eixos temáticos: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, a sensibilização e capacitação dos servidores, a qualidade de vida no ambiente de trabalho e licitações sustentáveis.
Como foi a adoção na Sema
O Programa está inserido na Ação Consumo Consciente, Programa 178 da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA) da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema) que adotou o programa com o intuito de expandir, nos vários setores, as práticas socioambientais que visem a redução do consumo de recursos naturais, dos impactos ambientais em suas atividades; além de dar incentivo ao combate do desperdício promovendo programas de práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais que se revertem em economia dos recursos públicos.
ANDAMENTO
No dia 22 de outubro de 2010 a Sema fez a adesão pública ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), durante evento realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O evento contou com a presença de um representante do Ministério de Meio Ambiente (MMA) que detalhou a atuação do programa.
A Secretaria instituiu uma comissão gestora composta por 17 membros que iniciaram o diagnóstico da Secretaria para conhecer a realidade dos gastos dos recursos naturais e a seleção dos cinco itens a terem a sua gestão melhorada: energia, água, papel, copos descartáveis e telefone.
Entre os trabalhos que são desenvolvidos pela comissão está a implementação do programa e a elaboração do plano que dará direcionamento as ações visando melhorar o gerenciamento do uso da energia, água, papel, copos descartáveis e telefone, por meio de campanhas educativas, divulgação do programa, avaliação e monitoramento.
Para saber sobre as datas e horários das palestras confira a programação que está disponível no site da Sema www.sema.mt.gov.br, no link Eventos, ou na Agenda do site da Secom www.secom.mt.com.br.