A Comissão Estadual do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) reúne-se no próximo dia 19, às 15 horas, na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt/MT).
Na reunião será discutida a organização de uma série de três fóruns regionais e da segunda edição do Seminário Estadual.
A proposta da comissão estadual do P2R2, discutida e aprovada nas últimas reuniões, é realizar nos municípios de Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças, fóruns regionais com o objetivo de disseminar em âmbito municipal as ideias definidas no Plano Nacional. Segundo a coordenadora de Programas e Projetos Especiais da Sema e representante da Secretaria na Comissão Estadual do P2R2, Railda Assis dos Santos, “a ideia da realização dos fóruns regionais e levar as discussões para o âmbito municipal permitindo que os municípios possam pensar na sua atuação em relação aos acidentes ambientais”.
Sobre o Seminário Estadual, previsto para acontecer no mês de outubro, Railda Assis dos Santos explicou que o objetivo do evento é permitir o envolvimento de todos os segmentos e setores que direta ou indiretamente atuam na gestão de riscos químicos, nas discussões sobre os temas ligados à questão promovendo além do nivelamento das informações, a implementação de ações de prevenção, preparação e resposta rápida a essas emergências ambientais.
Esta será a segunda edição do Seminário Estadual. No ano passado o evento realizado em setembro, reuniu representantes dos diversos setores que atuam nas atividades de produção, manipulação, distribuição e armazenagem de produtos químicos perigosos; no atendimento às emergências com produtos químicos, fiscalização, representantes do poder público e empresas de Mato Grosso e dos Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre e Distrito Federal. No total foram mais de 200 inscritos.
P2R2
O P2R2 é um plano que visa o aperfeiçoamento do processo de prevenção, reparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos. O plano abrange empreendimentos ou atividades que potencialmente possam causar emergências ambientais em consequência desses produtos.
O plano surgiu da constatação de uma série de deficiências na estrutura de atendimento às emergências, evidenciadas com o acidente ocorrido em março de 2003, no município de Cataguases, em Minas Gerais, envolvendo o rompimento de uma barragem de resíduos contendo substâncias químicas perigosas, que acabou atingindo o Rio Pomba e Paraíba do Sul. O acidente provocou contaminação e deixou várias cidades sem acesso a água para o atendimento da população.
Após o acidente um Decreto do Presidente da República (nº 5.098) criou o P2R2 com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.
Em Mato Grosso, o P2R2 foi criado com a publicação do Decreto nº 1.609, de 02 de outubro de 2008. Por meio desse Decreto foi criada a Comissão Estadual no Estado, de caráter consultivo e deliberativo. Essa comissão tem entre seus objetivos, promover discussões sobre o tema, além de ser a responsável pela gestão, coordenação, o acompanhamento e avaliação das ações, além da implementação das atividades de prevenção e atendimento.
SERVIÇO:
Reunião da Comissão Estadual do P2R2
Data: 19.04
Horário: 15 horas
Local: Sala de reuniões da Fiemt/MT
PAUTA:
Informes gerais
Fóruns Regionais
Seminário Estadual