Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Equipe da Sema apreende madeira irregular na região de Juara
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 31 de Março de 2011, 20h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h21 | Acessos: 858 | Categoria: Notícias
Foto: Divulgação-DUD JUARAAPRENSO_REGIO_JUARA_CAMINHAO_MADEIRA
Madeira transportada sem Guia Florestal

Equipe de fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) da Diretoria Desconcentrada de Juara (709 km a Médio Norte de Cuiabá), em atividade de fiscalização ambiental no município de Tabaporã (643 km a Médio Norte de Cuiabá), abordou um caminhão conduzindo madeira serrada em bruto.

Ações como essa são realizadas com frequência com o objetivo de restringir o transporte irregular de produtos florestais na região vale do Arinos.

A operação, realizada no último dia 16, resultou na apreensão de um caminhão da marca Mercedes Benz que transitava pelo município com a Guia Florestal (GF) nº 933, divergente da placa veicular que constava no documento que autorizava o transporte do produto florestal, do reboque usado no transporte e um total de 29,28 m³ (metros cúbicos) de madeira serrada em bruto, que resultou em uma multa de R$ 8.784,00 (oito mil e setecentos e oitenta e quatro reais).

O motorista do veículo que trafegava em estado irregular foi detido e encaminhado para as autoridades policiais do município de Tabaporã. Na ocasião ele informou desconhecer a exigência e diz-se surpreso diante da situação. A empresa responsável pelo transporte da madeira foi autuada por crime ambiental.

Para o diretor da unidade regional da Sema em Juara, Joelson de Figueiredo Campos, "a fiscalização de transporte de produto florestal pretende coibir a prática ilegal daqueles que costumam utilizar a mesma Guia Florestal (GF) em várias viagens".

CONTROLE

A Guia Florestal é o instrumento de controle obrigatório a ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final. O documento é emitido pela Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais – CCRF/SGF da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Mais informações no site WWW.sema.mt.gov.br ou na Coordenadoria de Crédito e Recursos Florestais pelo telefone (65) 3613-7373.

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838