A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Gerência Informacional e de Documentação Ambiental (GIDA), vinculada à Superintendência de Monitoramento de Indicadores Ambientais (SMIA) reabre a partir desta segunda-feira (28/03) a Biblioteca Arne Sucksdorff.
Inaugurada em 05 de junho de 1995, a Biblioteca da Sema recebeu o nome de “Arne Sucksdorff” em homenagem ao cineasta, pesquisador e fotógrafo nascido em Estocolmo, na Suécia e que após ministrar um curso de cinema para jovens cineastas brasileiros, a convite do governo federal e da UNESCO, no final dos anos 50, se apaixonou pelo Pantanal mato-grossense. Sucksdorff viveu em Mato Grosso por mais de 30 anos, documentou a fauna e a flora local e doou vários documentos e fotos para a composição do acervo bibliotecário.
A biblioteca dispõe de um acervo com aproximadamente quinze mil itens, entre eles livros, mapas, CDs-Rom, DVDs relacionados a temas ambientais. Há coleções importantes como o RADAMBRASIL e exemplares do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai.
“O objetivo é subsidiar o trabalho dos servidores por meio da informação e atender também aos estudantes universitários e pesquisadores”, explica a gerente Informacional e de Documentação Ambiental, Caroline Chichorro.
Os empréstimos de livro são autorizados apenas para servidores do órgão, após preencher um termo de responsabilidade. No entanto, os demais interessados podem ir à biblioteca e consultar os materiais disponíveis.
A Biblioteca “Arne Sucksdorff” localiza-se no novo anexo da Sema, na Rua C, esquina com Rua F, Centro Político e Administrativo (CPA). Seu horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.
Através do site da Sema (www.sema.mt.gov.br) é possível acessar o link da biblioteca e consultar o acervo disponível.
Mais informações pelo telefone (65) 9987-3651 ou no email gida@sema.mt.gov.br.