Página inicial > SEMA > Notícias > Participantes do Curso de Gestão de Produtos Perigosos avaliam evento como positivo
Publicado: Segunda, 28 de Março de 2011, 12h37 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h22 | Acessos: 798 | Categoria: Notícias

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MTcurso_gesto_prod_perigosos
Técnicos avaliam curso de forma positiva

Ao final do curso “Gestão Ambiental no Transporte de Produtos Perigosos”, na última sexta-feira (25.03), os 50 participantes - técnicos da Sema, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Polícia Rodoviária Federal - avaliaram como muito importante a realização do evento.

O curso, uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB/SP), teve início na última segunda-feira (21.03). Nilma Taques, que compõe a organização do evento lembrou que a Sema é que autoriza o transporte de produtos perigosos - agrotóxicos, combustível, gases diversos. É imprescindível, portanto, que os técnicos da Sema estejam preparados para lidar com uma situação de acidente.

Marco Antônio José Lainha, técnico Ambiental da Cetesb, que trabalha há 28 anos na área, e já atendeu nesse tempo cerca de 760 ocorrências, disse que a finalidade do curso é criar nos participantes estímulos para se informar ainda mais, no que “tange os riscos as consequências dos acidentes envolvendo transportes de produtos perigosos e proporcionar uma reflexão. Meditar sobre os riscos que o envolve”, disse.

Para provocar essa reflexão, Marco Antônio gosta de citar números. Um litro de gasolina – gasolina comum sem nenhum aditivo – é suficiente para impactar um milhão de litros de água. Um milhão é um reservatório de 10 metros de altura por 10 de largura e 10 metros de profundidade. Segundo o técnico, é necessário ter conhecimento de tudo isso e se preparar para saber que atitude tomar diante de um acidente com produtos perigosos. “O técnico tem que estar extremamente preparado para agir. Tem que ter, não só um plano, tem que ter também um plano B”.

Mauro de Souza Teixeira, também técnico ambiental da Cetesb, ministrou exercícios num cenário 3D (maquete) para saber o que fazer e como proceder em várias situações. No cenário ele simulou acidentes ferroviários, com caminhões de transportes em regiões urbanas, onde os alunos puderam entender toda a complexidade de um acidente e a importância de se estar preparado para agir e interagir com outros órgãos de prevenção.

João Marcelo Shirora, técnico da Sema, disse que o “curso foi muito importante para os técnicos da área do meio ambiente, como também para os outros participantes de outras instituições que foram convidadas. É importante que nós técnicos tenhamos esses cursos de capacitação técnica para que cada vez mais possamos exercer melhor as nossas funções”.

A programação do curso abordou, entre outros temas, Panorama do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos e Transporte Rodoviário; Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade; Diretrizes de um Programa de Gerenciamento de Riscos no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos; Consequências ao Homem, de acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos; Responsabilidades Legais provenientes de Acidentes no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos; Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Rodoviários e Ferroviários; Ações de Prevenção e Preparação para o Atendimento de Emergências no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos; Processo de Distribuição Responsável e Diretrizes de um Plano de Ação de Emergência no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. Aspectos Ambientais em Emergências no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos; Iniciativas Públicas e Privadas para Prevenção de Acidentes no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos; Ações Fiscalizadoras no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.