Página inicial > SEMA > Notícias > Operação conjunta faz nova apreensão de pescado irregular na região Médio-Norte
Publicado: Terça, 15 de Março de 2011, 21h19 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h24 | Acessos: 748 | Categoria: Notícias

Cerca de 200 quilos de peixes foram apreendidos, nesta terça-feira (15.03), numa peixaria localizada no município de Barra do Bugres (168 Km a Médio-Norte de Cuiabá). A operação foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em conjunto com a Polícia Militar de Proteção Ambiental.

Conforme a Analista de Meio Ambiente Letícia Freitas, que coordenou a operação de fiscalização junto ao comandante da unidade da Polícia Militar, sargento PM Aldomir Rocha, de Barra do Bugres, a ação resultou na apreensão de exemplares de Pacú, Dourado e Pintado e também de um freezer.

A Polícia Militar de Proteção Ambiental, que atua conjuntamente com a Sema, realizou os trabalhos investigativos e, pelo que foi constatado, além de estarem fora da medida permitida, os peixes apresentavam marcas do uso de material predatório, possivelmente redes e covos (armadilhas de peixe).

Outra irregularidade apontada foi a documentação apresentada. O Documento de Pesca Individual (DPI) e Guia de Trânsito e Controle de Pesca (que permitem o transporte do pescado) estavam incompletos.

O diretor da Unidade Regional de Tangará de Serra, Alvino de Oliveira Filho, explicou que todo o pescado e o material apreendido foram encaminhado à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em Cuiabá, para que sejam feitas perícias a fim de comprovar as irregularidades encontradas.

A Unidade Regional de Tangará da Serra é responsável ainda pelos municípios de Barra do Bugres, Arenápolis, Nortelândia, Diamantino, São José do Rio Claro, Campo Novo do Parecis.

APREENSÃO – Agentes da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca, da Superintendência de Fiscalização da Sema apreenderam nesta terça-feira (15.03), por volta das 15 horas, 61 quilos de pintado.

O peixe estava sendo descarregado numa peixaria no município de Santo Antônio de Leverger (34 Km ao Sul da Capital). De acordo com os agentes que participaram da operação, o pescado não possuía Guia de Trânsito e Controle de Pesca (documento que permite o transporte do pescado).

Todo o pescado apreendido foi doado para uma entidade do município.