Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário em Brasília reúne gestores das doze sedes da Copa
Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2011, 12h58 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h50 | Acessos: 684 | Categoria: Notícias

Representantes das doze sedes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 estão reunidos em Brasília no primeiro Seminário Geral promovido pelo Comitê Organizador Local (COL). O objetivo da reunião, que se estenderá até quinta-feira (24.02) é compartilhar informações e orientações sobre os diversos itens que compõem o Caderno de Encargos da FIFA, além de estreitar o relacionamento entre as sedes brasileiras e a organização do mega-evento.

Para o presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, a reunião está sendo muito produtiva pois oportuniza o contato direto com os membros do COL e os gestores federais, esclarecendo dúvidas e incorporando as novas orientações sobre procedimentos que são comuns a todas as sedes. “2011 é um ano decisivo, quando as sedes começam efetivamente a implementar tudo que foi planejado no ano passado. Cuiabá vem cumprindo todas as exigências da FIFA e do COL seja em relação às obras da Arena, aos financiamentos e aportes de recursos já assegurados para as obras de mobilidade urbana, para o BRT e outros requisitos prioritários”, disse Yênes.

O diretor de Infra-estrutura da Agecopa, Carlos Brito, disse que a interlocução direta com o Comitê Organizador e com os representantes das demais sedes facilita a troca de experiências e o encontro de soluções adequadas para os grandes desafios que a organização de um evento deste porte impõe.

A abertura do encontro foi feita pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, que destacou a determinação da presidenta Dilma Rousseff de eleger a Copa como prioridade do governo federal. “Precisamos honrar a tradição do país do futebol, realizando a melhor Copa de todos os tempos e o governo federal continuará trabalhando para oferecer aos estados as melhores condições possíveis de trabalho”, disse o ministro.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do COL, Ricardo Teixeira, disse que este é o primeiro de uma série de encontros envolvendo as cidades sedes, objetivando um amplo debate sobre as questões mais relevantes ligadas à organização da Copa. Ele destacou a importância do entrosamento entre os gestores das doze cidades e o COL, condição para alcançar o nível de organização e eficiência desejados.

Durante a manhã foram apresentados os Planos de Meio Ambiente e Sustentabilidade do governo federal para a Copa, além do Programa de Comunicação Integrada apresentado por representantes da FIFA e do COL. Nesta tarde será apresentado o Programa de Voluntariado e as Responsabilidades Contratuais de cada sede.

Além dos dois diretores, a delegação de Mato Grosso é formada pelos assessores especiais Rafael Detoni (Mobilidade Urbana), Henrique de Souza (Voluntariado e Esportes), Divino Miranda (Tecnologia da Informação), Alex Sandro Marega (Meio Ambiente e Sustentabilidade), José Lindomar Costa (Segurança), João Félix Souza (Voluntariado), João Paulo Curvo Borges (Arena), Amauri Lobo (Marketing) e Eduardo Ricci (Comunicação).