Página inicial > SEMA > Notícias > Equipe da Sema apreende caminhão com carga irregular
Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2011, 20h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h50 | Acessos: 838 | Categoria: Notícias

Equipe de fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) da Diretoria Desconcentrada (DUD) do município de Juara (709 km ao Médio-Norte da Capital), por meio de uma denúncia anônima, apreendeu no fiml da tarde dessa quinta-feira (17.02), a poucos metros da unidade regional, um caminhão locado para transporte com carga irregular de carvão vegetal.

Segundo a analista de meio ambiente da Sema, Rafaela de Andrade Palizelli, que participou da operação junto com o agente ambiental da Sema, Elifas Ismael de Souza, e o diretor substituto da DUD/Juara, Francisco Tadeu Paroli, ao chegar ao local da denúncia, foi constatada a irregularidade com relação ao transporte de carga. O caminhão carregava 14,4 metros cúbicos de carvão (MDC), número que corresponde a 200 sacas, proveniente do município de Porto dos Gaúchos (663 km a Médio-Norte da Capital), sem a Guia Florestal (GF), documento que autoriza o transporte do produto florestal. O caminhão e a carga foram levados a DUD/Sema e posteriormente encaminhados ao 21º Batalhão de Polícia Militar da região.

O diretor substituto na regional, Francisco Paroli, explicou as medidas cabíveis tomadas pela que a Sema. "Foi aberto um procedimento administrativo e multado o proprietário da carga. Os autos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual e Delegacia Municipal de Juara para que seja aberto o processo criminal". O caminhão permanecerá retido até o fim do processo e a mercadoria deverá ser doada".

"Que isso sirva de alerta aos proprietários de empresas que realizam o serviço de fretamento, que averigúem sempre a documentação dos produtos florestais contratados, para que se evite a irregularidade e consequentemente os prejuízos", finalizou Paroli.

GUIA FLORESTAL

A Guia Florestal é o instrumento de controle obrigatório a ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas na entrega, remessa, transporte, recebimento e estocagem ou armazenamento de matérias-primas, produtos e subprodutos florestais, madeireiros e não madeireiros, desde o local de extração ou beneficiamento até o seu destino final. O documento é emitido pela Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais – CCRF/SGF da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

DISK-DENÚNCIA

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas na Ouvidoria Setorial da Sema pelo número 0800 65 3838 ou pelo site da secretaria no endereço www.sema.mt.gov.br. As ligações podem ser anônimas.