No próximo dia 18.02, às 8:30 horas, a Comissão Estadual Plano de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos - P2R2 – realiza a sua primeira reunião de 2011. Na pauta da reunião, que acontecerá na sala de reuniões da Superintendência de Monitoramento de Indicadores Ambientais (SMIA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), serão definidas as ações do P2R2 no estado para este ano.
P2R2
O P2R2 é um plano que visa o aperfeiçoamento do processo de prevenção, reparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos. O plano abrange qualquer empreendimento ou atividade que potencialmente possa causar emergências ambientais em consequência desses produtos.
O plano surgiu da constatação de uma série de deficiências na estrutura de atendimento às emergências, evidenciadas com o acidente ocorrido em março de 2003, no município de Cataguases, em Minas Gerais, envolvendo o rompimento de uma barragem de resíduos contendo substâncias químicas perigosas que acabou atingindo o Rio Pomba e Paraíba do Sul. O acidente provocou contaminação e deixou várias cidades sem acesso a água para o atendimento da população.
Após o acidente, por um Decreto do Presidente da República, de nº 5.098, foi criado P2R2 com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.
Em Mato Grosso, o P2R2 foi criado com a publicação do Decreto nº 1.609, de 02 de outubro de 2008. Por meio desse Decreto foi criada a Comissão Estadual no Estado, de caráter consultivo e deliberativo. Essa comissão tem entre seus objetivos, promover discussões sobre o tema, além de ser a responsável pela gestão, coordenação, o acompanhamento e avaliação das ações, além da implementação das atividades de prevenção e atendimento.
SERVIÇO
REUNIÃO DA COMISSÃO ESTADUAL P2R2
DATA: 18.02
HORA: 08:30 horas
LOCAL: Sala de Reuniões da Superintendencia de Monitoramento de Indicadores Ambientais (SMIA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)
Informações pelo telefone (65) 3613 7359