A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fomentam uma parceria com a Fundação Neotrópica do Brasil que realizará em outubro deste ano, em Cuiabá, o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus/2011).
No ano passado o Conatus/2010, também realizado pela Fundação Neotrópica do Brasil e parceiros, aconteceu na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento reuniu 365 participantes, de 17 estados do Brasil, representando diversas regiões do País. As palestras, contaram com especialistas conceituados no Brasil e no exterior, que abordaram diversos temas, entre eles, alguns casos de sucesso envolvendo a natureza, o turismo e a sustentabilidade.
A expectativa para o Conatus/2011, é que o evento reúna cerca de 500 pessoas, e venha envolver profissionais da área de turismo e meio ambiente, além de estudantes de todo o Brasil, para que ocorra um debate efetivo sobre o turismo como promotor da conservação ambiental e a natureza como capital de base para o turismo no Brasil.
De acordo com a superintendente executiva da Fundação Neotrópica do Brasil e coordenadora executiva do evento, Gláucia Seixas, o município de Cuiabá é o lugar ideal para a realização do Conatus/2011. "A realização do Conatus/2011 em Cuiabá é estratégica, pois possibilitará aos participantes conhecer locais muito especiais, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, em viagens curtas, que vão inspirar as discussões propostas pelo evento" considerou.
"A organização executará novamente trabalhos importantes com relação a responsabilidade ambiental e social, que trará grandes benefícios ao Estado de Mato Grosso, como por exemplo, a neutralização das emissões de carbono advindas do evento, o cuidado para as questões do lixo e o envolvimento de instituições locais para a prestação dos serviços necessários para melhorar a qualidade de vida", destacou Gláucia.
Informações sobre o evento no site: www.conatus.org.br