Página inicial > SEMA > Notícias > Inauguração reúne autoridades do executivo, legislativo e setor produtivo
Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2010, 20h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h35 | Acessos: 1064 | Categoria: Notícias
Ednilson Aguiar/Secom-MTNOVO_PREDIO
Novo predio da Sema

O Governador Silval Barbosa inaugurou na tarde desta sexta-feira (17), o novo anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O prédio, de três andares, irá abrigar toda a área de Licenciamento Ambiental da Sema - as Superintendências de Gestão Florestal (SGF) e de Infra-estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suims) -, além da Biblioteca e Arquivo Setorial, setores em que trabalham mais de 400 servidores do órgão.

Acompanhado do secretario de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, o governador visitou as novas instalações e disse que a obra representa um conjunto significativo de investimentos feitos pelo governo, na área ambiental, nos últimos oito anos.

No novo prédio, de 2.444 m², foram investidos cerca de R$ 4,2 milhões de recursos do próprio governo. O anexo faz parte de um conjunto de obras com previsão de inauguração para março de 2011, que incluem mais três novos espaços, um estacionamento e todo o projeto paisagístico, totalizando investimentos da ordem de R$ 7 milhões. Encontra-se em fase de construção o Restaurante (456 m²), Almoxarifado (600 m²) e Espaço Múltiplo Uso (292 m²).

Silval Barbosa chegou a Sema por volta das 14:30 horas e seguiu direto para o local onde foi descerrada uma placa comemorativa. Junto secretários de estado, parlamentares estaduais e federais, e empresários, conheceu os espaços internos do prédio.

Após um culto ecumênico, no qual o pastor Carlos Henrique Ribeiro falou sobre a importância de Deus e do planejamento na vida das pessoas, o secretário Alexander Torres Maia falou sobre os eventos que marcaram o ano de 2010, as vitorias e os desafios que a área ambiental deve enfrentar nos próximos anos.

“A inauguração desse novo espaço, significa o reconhecimento do estado em relação aos esforços e dedicação dos nossos servidores que terão a partir de agora mais conforto para desempenhar suas funções, trazendo uma melhor qualidade aos serviços que prestamos ao conjunto da sociedade”, salientou Alexander Maia.

O secretário lembrou também que o resultado dos investimentos do Governo do Estado na gestão ambiental, podem ser conferidos nos números que Mato Grosso vem demonstrando e no prestigio alcançado nacional e internacionalmente.

Maia citou entre os resultados positivos a redução na área desmatada, anunciada recentemente pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. No período de agosto de 2009 a julho de 2010, em que são levantados os dados pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal, do Inpe, a área desmatada em Mato Grosso foi de 828 quilômetros quadrados. Uma redução de 21,07% em relação ao período anterior (agosto de 2008 a julho de 2009), que foi de 1.049 quilômetros quadrados de desmatamento. “Mais uma vez Mato Grosso é destaque em relação à redução do desmatamento”, disse ele. O secretário citou ainda a emissão de 4 mil Licenças de Instalação e de Operação, além de 514 Planos de Manejo Florestal, como alguns dos resultados positivos da Sema e, a convocação pelo governo dos novos 98 concursados aprovados no último Concurso Público.

“Todo o desenvolvimento de Mato Grosso passa pela Sema. E, nosso desafio é mostrar que o Estado pode sim se desenvolver de forma sustentável, preservando o u meio ambiente”.

O secretário fez também um agradecimento a todos os servidores da Sema que souberam enfrentar os desafios e trabalham com dedicação para dar respostas satisfatórias aos cidadãos mato-grossenses.

O governador Silval Barbosa agradeceu o empenho de todos os servidores da Sema ao lembrar que o foco de seu trabalho é o “desenvolvimento dentro do que a legislação permite. Temos um grande desafio, o de conduzir este Estado, que cresce a 10% ao ano, sem que isso signifique o comprometimento de nossas riquezas ambientais”.

CONFRATERNIZAÇÃO – Também nesta sexta-feira (17), na parte da manhã, foi realizado no Auditório Pantanal, o momento de confraternização dos servidores, em comemoração ao Natal e Ano Novo.

Durante a confraternização houve o lançamento do novo site da Sema, que pode ser acessado no endereço www.portal.sema.mt.gov.br. O site foi modernizado e traz uma série de novos instrumentos que vão facilitar o acesso as informações, projetos e serviços da secretaria e, uma interatividade maior com o cidadão.

A programação organizada pela Gerência de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida no Trabalho (GEADQVT) da Sema contou ainda com um culto ecumênico e apresentações do Coral da Sema, que executou musicas com temática natalina e, um momento de descontração com o animador Ricardo Blanco.