Página inicial > SEMA > Notícias > Pescador é preso em operação na região de Terra Nova do Norte
Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2010, 04h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h34 | Acessos: 678 | Categoria: Notícias

Um pescador foi preso em Terra Nova do Norte por pesca depredatória. A operação de fiscalização foi realizada por técnicos da unidade Regional da Sema de Guarantã do Norte (725 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado). Durante a operação foram apreendidos 164,5 quilos de pescado irregular, um motor rabeta, uma espingarda cartucheira e uma paca. Segundo informações dos técnicos, a paca foi abatida no dia 03.12.

A operação teve início na última quarta-feira (01.12) e se concentrou nos principais rios da região.

A Unidade Desconcentrada de Guarantã Norte responde por oito municípios da Região, inclusive Terra Nova do Norte. Segundo o diretor da DUD de Guarantã do Norte, Martinho Philippsen, os maiores problemas em relação ao período de defeso da piracema são verificados nos municípios ligados pelo Rio Teles Pires, como Peixoto de Azevedo e Braço Norte. Em razão disso, as operações de fiscalização tem se concentrado nesses municípios, inclusive com ações de orientação e conscientização junto à população.

Philippsen contou que na operação iniciada por Guarantã do Norte com o apoio da Polícia Civil de Peixoto de Azevedo, o pescado irregular apreendido não possuía declaração de estoque ou comprovação de origem. “Nosso trabalho é parte da programação da Secretaria para o combate a pesca depredatória neste período proibitivo. Iremos continuar com essas ações, sempre acompanhados por técnicos da Sema e por policiais civis e militares da região”, acrescentou o diretor regional.

Participaram da operação três técnicos da Sema e dois policiais civis. O pescador preso foi encaminhado para a delegacia. "Os procedimentos de fiscalização vão continuar pelos próximos dias e se estenderão aos 13 principais rios dos municípios atendidos pela Regional da Sema de Guarantã do Norte", concluiu Philippsen.