A equipe multidisciplinar especializada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente foi acionada, na manhã desta quinta-feira (15.08), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) para receber uma anta resgatada de uma propriedade particular no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá).
A anta estava com as patas queimadas devido um incêndio florestal que ocorre na região. A propriedade está em processo de se transformar na área de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Onçafari.
O resgate contou com auxílio de um helicóptero, que fez o transporte do animal do local onde foi encontrado até a base Jaguar do Exército Brasileiro, localizada na Transpantaneira. A operação contou com auxílio da equipe do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD).
O gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy, explicou que a área que o animal estava é particular e vem enfrentado um incêndio florestal. “Logo que fomos acionados pelo ICMBio, já nos colocamos a disposição em pegar a anta que foi imediatamente medicada”, disse.
O animal foi levado para o espaço da Ampara Silvestre, na Transpantaneira, onde será monitorado e medicado.
*Maricelle Lima Vieira - Sema-MT