Os governos dos estados de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e do Espírito Santo, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), formalizaram nesta segunda-feira (13.12) uma parceria para implantação do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM), do Sistema de Outorga de Captação e Diluição de Recursos Hídricos (SISHIDRO) e do Sistema de Cadastro e Gerenciamento de Títulos Lotes Rurais - todos de propriedade da Sema - no Espírito Santo.
O contrato de doação prevê a execução de atividades de consultoria, gerenciamento, administração de infra-estrutura de banco de dados Oracle e levantamento de requisitos, para continuidade dos serviços de sistemas de controle ambientais, fundiários e geoespaciais.
O processo partiu da iniciativa do Governo do Espírito Santo, na gestão do atual presidente do Idaf, Aladim Fernando Cerqueira. Durante visita ao Estado de Mato Grosso, Cerqueira conheceu na Sema os sistemas desenvolvidos pela empresa Tecnomapas para atender o Estado e solicitou ao secretario de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, a permissão para implantar um sistema similar no Espírito Santo.
"Assim, houve a doação dos Sistemas a título de concessão. Para isso, o Idaf aderiu a Ata de Preços da Secretaria de Administração (SAD/MT), que contempla os custos de horas/homem para contratação de empresa especializada para prestação de serviços, conforme condições e especificações do projeto básico", explicou o assessor da Tecnomapas, Anilton Novais.
Participaram da solenidade de assinatura do contrato em Cariacica, o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Julio César Bachega e o assessor da Tecnomapas, Anilton Novais.