Representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBIO-01), estiveram na quinta-feira (2a.06), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), para estreitar laços e buscar alternativas de capacitação de seus profissionais junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ideia é atualizar os profissionais da categoria que cadastram projetos de regularização ambiental no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
No bate-papo, a Sema irá disponibilizar o curso na modalidade assíncrono (aulas gravadas) de atualização do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), disponível no link http://capacitacoes.controladoria.mt.gov.br/curso/876/ATUALIZACAO-SIMCAR--ON-LINE--VERSAO-ASSINCRONA. E para agosto está prevista um evento ao vivo sobre o CAR Digital.
A superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho, explica que a parceria é muito bem-vinda e vem para somar junto a várias entidades e conselhos representativos em manter atualizados todos os profissionais que lidam com o CAR.
“Estamos trabalhando em parceria e precisamos mobilizar os profissionais a participarem do curso. Estamos fechando a agenda para o mês de agosto, mas está aberta ainda a data”.
Segundo Juliana, na conversa foi falado ainda da possibilidade de parcerias para projetos de Ciência Cidadã, levando conhecimento cientifico e ambiental para a população.
A delegada do CRBIO-01, Juliana Bonanomi, destacou como uma oportunidade aos profissionais da biologia, além de ser um nicho de mercado. “É preciso estar atualizado junto ao CAR Digital, para isso, a mão de obra deve ser qualificada. O produtor é o nosso público alvo e merece ser bem orientado”.
Juliana explicou que o CRBIO-01 contempla três estados, Mato Grosso, Mato Grosso Sul e São Paulo. Ela reforça que para Mato Grosso está orientando a categoria a se capacitar e estarem atualizados junto às demandas ambientais do estado. “Em uma reunião com a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto - foi passada a importância dos profissionais acompanharem o processo do CAR Digital do início ao fim e ficarem atentos à legislação ambiental. Ouvimos atentos a cada detalhe e estamos abertos a parcerias”, reforça Juliana.
Participaram também da reunião João Batista Pinho, conselheiro titular e Luciana Ferreira, conselheira suplente, ambos do CRBIO 01.
*Texto: Maricelle Lima Vieira | Sema- MT