Página inicial > SEMA > Notícias > Viradinha Sustentável fecha programação com interação e mensagem da importância de se preservar o meio ambiente
Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 16h26 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2024, 16h26 | Acessos: 111 | Categoria: Notícias
Karla Silva/Sema-MT
imagem sem descrição.

A família Vanni acordou cedo para participar da Varadinha Sustentável neste domingo (09.06). Amábily e Niedson foram com quatro filhos visitar o Parque Zé Bolo Flô, que está com uma programação especial de encerramento da Semana Estadual do Meio Ambiente. Os parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura também terão atividades pela Viradinha Sustentável até o fim do domingo. A iniciativa é organizada pelo Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Os pais, Amábily Queiros Vanni e Niedson Vanni Angelo, disseram que os quatros filhos Nicolas, Cintya, Ângelo e Alyce, estavam ansiosos e que todas as expectativas foram superadas. Morando perto do parque Zé Bolo Flô, a família começou com interação com os desenhos de estudantes de 102 escolas da rede estadual na exposição ‘Varal de Desenhos - Clima em transformação, Mato Grosso em Ação’.

“Fiquei encantado com os desenhos porque também desenho. Um deles chamou minha atenção porque o homem está em vários lugares ao mesmo tempo e tudo está devastado. O rio, a floresta, o sol e o homem no meio de tanta destruição. Esse desenho me chamou atenção”, destacou Nicolas de 10 anos.

Já Cintya, de nove anos, foi brincar na oficina de perna de pau. “No começo dá medo de cair, mas depois se acostuma e logo já sai andando. Gostei muito”.

Família Vanni, os pais Amábily e Niedson levaram os filhos na Viradinha Sustentável | Foto: Sema-MT

Para Josiane Rodrigues, mãe de Nicolas e Kael e moradora do bairro Costa Verde, em Várzea Grande, foi difícil controlar a ansiedade dos filhos que nem dormiram direito. “Logo que chegamos eles correram para os livros do projeto Rua Antiga - Memória em Movimento, e já pediram para contar a história de um deles. Esse hábito eu que preservo todo os dias antes deles irem dormir”, revelou.

“Eu gosto mais de história de quadrinhos, dos livros que encontrei e peguei para ler foi do Shazan”, disse Nicolas, de 10 anos.

A criançada também se divertiu com a apresentação cênica sobre uma cientista que chega para contar histórias de aventuras do livro A Casa dos Pequenos Cientistas", onde morava só crianças e todas elas eram cientistas.

Benicio e Pérola interagiram na apresentação cênica de serem cientistas | Foto: Karla Silva/Sema-MT

No Parque Mãe Bonifácia, a programação também começou bem cedo e a escultura inflável gigante da onça-pintada, foi o grande chamariz. Dentre as atividades, está a oficina tricô de dedo, ministrada pela professora Alice Pereira. Ela disse ter ficado impressionada com a interação dos participantes, muitas mães e filhos. “Essa vivência demonstra muito afeto e interação. Desenvolver essa atividade no parque foi uma experiência enriquecedora”.

No Parque Massairo Okamura teve a obra ‘A Realeza das Nossas Terras’, que ficou durante toda semana e fechou a programação com a I Mostra de Cinema Ambiental, com uma seleção de filmes, no auditório do Ceca - Centro Educacional e Conservação Ambiental.

Na programação da tarde estão acontecendo ainda oficinas, apresentações culturais e exposições. O evento segue até o fim da tarde. Veja a programação no site www.viradasustentavel.org.br¿¿¿¿¿¿¿.

Viradinha Sustentável

A Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, artistas, grupos e coletivos de cultura, redes e movimentos sociais, equipamentos culturais, instituições, empresas, escolas e universidades.

Embora em menor proporção, a Viradinha é rica em conteúdo e significado, projetada como uma plataforma para provocar reflexão e fomentar mudanças positivas. Uma grande instalação, apresentações artísticas e atividades diversas serão realizadas para incentivar o público a pensar e agir de forma mais sustentável.

O festival, realizado em parceria com a ONU Brasil e alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento (ODS), tem como objetivo de criar um espaço de diálogo e engajamento que promova uma visão integrada e multifacetada da sustentabilidade, encorajando ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo.
Acesse o site e redes sociais Virada Sustentável para conhecer mais:

Site:  www.viradasustentavel.org.br
Instagram:  @viradasustentavel