Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Produtores rurais já podem agendar atendimento com a Sema em mutirão ambiental
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h10 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2023, 15h19 | Acessos: 438 | Categoria: Notícias
Mutirão Ambiental Médio Norte Crédito - Karla Silva/Sema-MT
Mutirão Ambiental Médio Norte Crédito - Karla Silva/Sema-MT
Mutirão Ambiental Médio Norte Crédito - Karla Silva/Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participa, entre os dias 17 e 19 de outubro, do Mutirão Ambiental do Araguaia, organizado pelo Sindicato Rural de São Félix do Araguaia. Proprietários rurais e responsáveis técnicos podem se inscrever por meio deste formulário online para atendimento sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Depois, devem comparecer na data agendada com um documento pessoal com foto ou número do CAR.
 
O objetivo do evento é levar atendimento para produtores rurais de oito cidades da região do Araguaia e explicar sobre as pendências que devem ser regularizadas para validação do CAR, visando o aumento de número de proprietários que regularizem os seus processos na Sema. Com o CAR validado, o produtor tem benefícios como acesso ao crédito e maior aceitação da produção no mercado.  

Os municípios atendidos serão: São Félix do Araguaia, Alto da Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte.

O mutirão em São Felix do Araguaia será o sétimo realizado neste ano. Os outros ocorreram em Barra do Garças, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Sinop, Sorriso e Diamantino, que, somados, fizeram 2.082 atendimentos sobre cadastros ambientais rurais.

“Nós atenderemos os produtores rurais para que eles possam visualizar a situação do Cadastro Ambiental Rural, as pendências que têm no processo, qual a situação de cada imóvel rural. As áreas embargadas é um ponto especifico que deve ser tratado porque impede o produtor na comercialização e ínstruímos o produtor para que ele possa fazer de acordo com o Código Florestal Brasileiro o desembargo de sua propriedade”, explica a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto.

O mutirão é organizado pelo Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, com parceria com a Sema, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Sindicatos Rurais do Municípios envolvidos, Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Câmaras de Vereadores,  Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associação de Pequenos Produtores e prefeituras da região.  

Além do atendimento presencial e individualizado, o evento terá a palestra "Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural", ministrada pela secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, e uma reunião sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamentos.

O evento será realizado na Câmara Municipal dos Vereadores de São Félix do Araguaia (Avenida Dr. José Fragelli, n°. 772 - Centro) e no Sindicato Rural de São Félix do Araguaia (Av. Aldenor Milhomem da Cunha, 227).

Serviço: Mutirão Ambiental do Araguaia e região
17 de outubro
08h - Abertura oficial
08h30 - Palestra: Simcar: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural
Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
14h - Reunião com assentamentos (lideranças, secretários municipais, sindicatos de trabalhadores)
Local: Câmara Municipal dos Vereadores de São Félix do Araguaia (Avenida Dr. Jose Fragelli, n°. 772 - Centro)

10h às 17 - Atendimento individualizado com analistas da Sema
Local: Sindicato Rural de São Félix do Araguaia (Av. Aldenor M da Cunha, 227)

18 e 19 de outubro
8h às 17h - Atendimento individualizado com analistas da Sema

Crédito: Renata Prata | Sema-MT

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838