O Projeto Vale Luz tem mostrado resultados positivos desde sua reformulação, em 2009. Desde abril deste ano, foram recolhidas 12,5 toneladas de resíduos sólidos dos postos de coleta do programa.
Foi com essa preocupação ambiental que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), iniciou recentemente uma campanha de sensibilização ecológica nas escolas e condomínios de Cuiabá e Várzea Grande.
Na última quinta-feira (25.11), o Colégio Notre Dame de Lourdes realizou a VIII Feira do Conhecimento, que tinha como um dos temas principais a reciclagem. Para isso, os alunos da 3ª série visitaram o posto de separação e coleta e conheceram o projeto do Governo, que os auxiliou no aprendizado e conscientização dos problemas ambientais.
Os estudantes promoveram uma exposição de produtos feitos com materiais reciclados, como porta lápis e árvores de natal feitas de garrafas pet e ensinaram os visitantes a reaproveitar cascas de frutas para a confecção de chás, sucos e doces.
Segundo a coordenadora do projeto, Núbia Patrícia Oliveira, um dos focos do Vale Luz é a educação ambiental. “Desde a idealização do projeto houve um planejamento de levar o conhecimento de cunho ecológico às escolas. Com o sucesso da iniciativa alguns parceiros, como os condomínios residenciais, solicitaram as palestras sobre reciclagem e coleta seletiva”.
Com esse intuito, o Condomínio Jardins de France, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, recebeu, no sábado (27.11), a palestra ministrada pela educadora e coordenadora de assuntos ambientais da Bioterra, Márcia de Souza Cardoso. Os moradores puderam conhecer o processo de coleta, pesagem e separação dos materiais recolhidos, além de tirar dúvidas e conhecer produtos feitos com material reciclado.
A Setecs inicia o mês de dezembro estendendo o ciclo de palestras às universidades. No dia 02, os alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental da Unirondon receberão a equipe de palestrantes e conhecerão o projeto.
O PROGRAMA
Criado em 2006, o Vale Luz passou por uma reformulação em março deste ano, oferecendo maior alcance do projeto à população, por meio de novas parcerias.
Os parceiros que apoiam a Setecs na iniciativa são: Bioterra, Bimetal, Supermercados Modelo, Rede Cemat, Grifort, Cartório do 6º Ofício de Cuiabá, TRT, TCE, Condomínio Jardins de France, Club Garage, Unimed Cuiabá, Leila Malouf Buffet, Clínica Veterinária São Francisco, Restaurante Haru, AABB Cuiabá, 26 condomínios cadastrados, além das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Meio Ambiente (Sema).
O sistema de troca dos materiais é simples: basta comparecer em um dos cinco postos de coleta, localizados na rede de Supermercados Modelo (Modelo Coxipó, Aeroporto, CPA 3, Ponte Nova e Miguel Sutil), realizar a pesagem das embalagens coletadas e trocá-las por um ticket, que pode ser utilizado para desconto na conta de luz ou para a troca por alimentos.
Outras informações pelo telefone (65) 3613-5742.