Página inicial > SEMA > Notícias > Sema consolida programa de recepção de novos servidores
Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 13h32 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2023, 14h01 | Acessos: 358 | Categoria: Notícias
Sema/MT
imagem sem descrição.

Recém chegados ao quadro funcional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), analistas, terceirizados e estagiários participam do Encontro de Ambientação. O treinamento foi idealizado para que os servidores conheçam o órgão e tenham as informações iniciais necessárias para que o trabalho seja realizado com excelência, melhorando a prestação de serviços aos cidadãos.

Desde o início de 2023, 116 novos servidores participaram das palestras sobre ética na gestão pública, atendimento ao cidadão, gestão de resíduos sólidos, além de orientações sobre ponto eletrônico e direitos trabalhistas. “Com essa acolhida inicial, os novos servidores têm noção do tamanho da Sema e em qual caixinha ele está e qual a relação dele com as outras unidades”, explica o secretário Adjunto de Administração Sistêmica da Sema, Valdinei Valério.

Um dos pontos altos do treinamento é a palestra sobre o Laboratório de Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar, ministrada pelo coordenador do setor, Sérgio Figueiredo. A partir de dados sobre a qualidade das águas superficiais de Mato Grosso, que a Sema divulga a cada triênio, Sérgio demonstra como todo o trabalho da Sema é conectado e um setor interfere no outro.

“Quando um novo analista do CAR [Cadastro Ambiental Rural] está analisando um registro e se depara, por exemplo, com uma margem de rio desmatada, toda análise que ele desenvolve também reflete na qualidade da água e, consequentemente, no trabalho do relatório”, explica o analista de meio ambiente. Sérgio também pontua que quando está falando com público dos setores administrativos também busca estabelecer a relação do trabalho deles com o laboratório e com o meio ambiente.

A nova turma do Encontro de Ambientação já está prevista para o início de maio para treinamento de estagiários e estagiárias da pós-graduação. Em seguida, serão realizados treinamentos para estagiários e estagiárias da graduação. "Com o Encontro de Ambientação realizado em abril, concluímos o treinamento de todos os funcionários da empresa LUA que atuam na Sema. Também treinamos 11 novos analistas do CAR e estamos preparando as turmas de recepção dos estagiários e super estagiários”, enumera Jane da Silva da gerência de Capacitação e Conhecimento.

Texto | Juliana Carvalho