A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) soltou uma arara-canindé na região do Santuário de Elefantes, em Chapada dos Guimarães, nesta terça-feira (07.03). Dois filhotes de anta, resgatados em Diamantino e Campo Verde, também foram levados para o Santuário e ficarão no local até estarem aptos para a soltura.
A arara tinha sido resgatada pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estava sob os cuidados da veterinária Ingrid Dias, que recebeu o animal em uma propriedade com recintos especializados para a recuperação e cuidou da ave até o momento que voltou à natureza.
Já as antas foram resgatadas nesta terça-feira pela Gerência de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Uma delas foi resgatada na região de Deciolândia, em Diamantino, pela própria Sema e outra pelo Corpo de Bombeiros, em Campo Verde. Ambas foram levadas pela equipe da Secretaria ao Santuário dos Elefantes para cuidados especiais até estarem aptas para soltura.
Uma terceira anta, também filhote foi resgatada na fazenda São Marcelo, em Tangará da Serra. O animal estava preso em um buraco e teve ajuda da equipe da Sema para conseguir sair. Ela foi solta no local, já que foi observado que a mãe estava por perto e a propriedade rural tem ambiente adequado para a soltura branda de animais silvestres.
Texto| Renata Prata