Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Alunos das escolas de Cuiabá recebem aulas sobre preservação do meio ambiente
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2010, 04h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h26 | Acessos: 890 | Categoria: Notícias

A sensibilização ambiental é o foco principal da ação do projeto Vale Luz, que está visitando as escolas da capital, promovendo a educação e o conhecimento dos problemas do meio ambiente e mostrando como funciona o programa. Na sexta-feira (05.10), os alunos da 3ª série do Colégio Notre Dame de Lourdes visitaram o Posto de Separação e Coleta, onde são levados os materiais recolhidos nos postos de troca do programa, localizado no bairro Pico do Amor.

Os alunos tiveram uma aula ministrada pela educadora e coordenadora de assuntos ambientais da Bioterra, Márcia de Souza Cardoso e pela funcionária Marianne Caluz. Os estudantes puderam conhecer todo o processo de coleta, separação, pesagem e reciclagem dos materiais, além de tirar dúvidas e conhecer todos os utensílios utilizados no procedimento.

Nós somos os principais produtores de resíduos que poluem a natureza e mostrar como funciona o projeto e o processo de reciclagem é chamar a atenção desses alunos para os problemas do planeta, disse Marianne Caluz.

Ao todo 27 estudantes compareceram ao local. A iniciativa ajudou os alunos nos trabalhos da Feira de Conhecimento, que terá entre os assuntos principais a preservação do meio ambiente. A professora Rejane Bortoleto Rocha Campos, ressalta a importância da ação, A continuidade da vida no planeta depende da conscientização. Através de coisas pequenas é que podemos mudar a nossa realidade.

Além do Colégio Notre Dame de Lourdes, os alunos da Escola Estadual Alcebíades Calhaó também receberam aula sobre educação ambiental, ministrada pela equipe Vale Luz. Ao todo 560 alunos assistiram a palestra, fornecida nas dependências da escola, no bairro Quilombo. A partir da semana que vem, a escola receberá sacolas "big bags" para a coleta de materiais e os tickets serão utilizados para a compra de alimentos para ajudar a família de uma aluna da 5ª série que perdeu sua casa em um incêndio. "Se cada um fizer a sua parte, juntos conseguiremos mudar o mundo", disse a aluna de oito anos, Ana Clara Noronha Oliveira.

O PROGRAMA

Criado em 2006, o Vale Luz é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Em março deste ano, o programa passou por mudanças e teve a adesão e o incentivo de mais parceiros. De março até agora oito toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas através do projeto.

A ideia de levar a iniciativa às escolas foi aderida recentemente, em Outubro. Para isso a Setecs firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e com a empresa Bioterra.

O sistema de troca dos materiais é simples: basta comparecer em um dos cinco postos de coleta, localizados na rede de Supermercados Modelo (Modelo Coxipó, Aeroporto, CPA 3, Ponte Nova e Miguel Sutil), realizar a pesagem das embalagens coletadas e trocá-las por um ticket, que pode ser utilizado para desconto na conta de luz ou para a troca por alimentos.

Outras informações pelo telefone 3613-5742.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838