Uma equipe do projeto Vale Luz, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), esteve na ultima quinta-feira (28.10) na superintendência da Caixa Econômica Federal apresentando sua proposta e sensibilizando os funcionários à preservação do meio ambiente. A apresentação foi ministrada pela educadora e coordenadora de assuntos ambientais da Bioterra, Márcia de Souza Cardoso e contou com a presença de 35 funcionários da superintendência e da diretoria da Caixa.
Além de conhecerem o projeto, os presentes puderam tirar dúvidas, levantar questões importantes de discussão para a preservação da natureza e conhecer todo o processo de reciclagem dos produtos recolhidos nos postos de troca. "O mais importante ao apresentarmos o projeto às empresas é sensibilizar estes funcionários para a realidade que estamos vivendo e mostrar que ainda podemos reverter esta situação através de iniciativas como o projeto Vale Luz"", ressalta a palestrante Márcia.
O sucesso do projeto se deve ao grande número de empresas e condomínios que estão aderindo à iniciativa. Desde março até setembro deste ano 3.554,07kg de garrafas plásticas e 1.467,33kg de latas de alumínio foram recolhidas nos postos de troca. O projeto Vale Luz recentemente iniciou, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e com a empresa Bioterra um trabalho de conscientização nas escolas de Cuiabá. Além da apresentação do programa, os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimento de problemas ambientais, principalmente do estado.
O PROGRAMA
Criado em 2006, o Vale Luz é uma ação integrada em prol do meio ambiente e do cidadão. O sistema de troca é simples: é só comparecer em um dos cinco postos de coleta, localizados na rede de Supermercados Modelo (Modelo Coxipó, Aeroporto, CPA 3, Ponte Nova e Miguel Sutil), realizar a pesagem das embalagens coletadas e trocá-las por um ticket, que pode ser utilizado para desconto na conta de luz ou para a troca por alimentos.
Mais informações pelo telefone 3613-5742.