A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participa do simpósio "Um novo olhar para conservação da água e o uso de fontes alternativas em edificações no Brasil: Normatizadas pela ABNT16782 e 16783". O evento conta com o apoio do Green Building Council e será realizado no dia 13 de fevereiro.
O encontro será mediado pelo superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, engenheiro sanitarista Valmi Lima. O engenheiro civil Plínio Tomaz inicia os debates apresentando "Os quatro paradigmas na gestão de recursos hídricos". Em seguida, Virgínia Sodré, Consultora do PNUD e Diretora Técnica da Infinitytech, explica "Normas de conservação de água em edificações".
Após o intervalo, o diretor técnico do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água da Universidade de São Paulo (CIRRA USP), José Carlos Mierzwa, apresenta para a plateia o tema: "A preservação da saúde como prerrogativa para o uso de fontes alternativas de água não potável em edificações com base na NBR 16783/2019". Alessandra Lacerda, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, traz para pauta o papel da instituição para melhor gestão da água no Brasil.
Executivo de desenvolvimento de negócios do Grupo Opersan, Fernando Donnantuoni, encerra o encontro com o tema "A evolução tecnológica e as boas práticas de gestão e operação em busca da excelência do reuso de água em edificações". O simpósio tem início às 8h e será realizado no Auditório do Hotel Delmond.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/workshop-conservacao-e-reuso-de-agua-em-edificacoes__773855
Autor: Juliana Carvalho