Página inicial > SEMA > Notícias > PROJETO - 1 - CPPE
Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2010, 18h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h22 | Acessos: 291 | Categoria: Notícias

PROJETO MANEJO INTEGRADO DOS RECURSOS AQUÁTICOS NA AMAZÔNIA – AQUABIO.

Ø  DESCRIÇÃO:

Ø  OBJETIVO: Promover ações estratégicas para a implementação de uma abordagem de gestão integrada da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos junto aos atores relevantes, internalizando os princípios da conservação e do uso sustentável dos ecossistemas aquáticos nas políticas e programas para a Bacia Amazônica especificamente nas nascentes do Rio Xingu nos Estados de Mato Grosso, Pará e Amazonas.

Ø  AREA DE ABRANGENCIA: Amazônia Legal

·         Estado do Amazonas, Mato Grosso e Acre.

Ø  PRINCIPAIS AÇÕES

·         Ações diretas

Rio Negro - Municípios do Estado do Amazonas: Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel e Manaus

Cabeceiras do Rio Xingu - Municípios do Estado de Mato Grosso: Água Boa, Canarana, Querência.

Rio Tocantins - a jusante da UHE Tucurui (4 municípios a serem selecionados no Estado do Acre: Abaetetuba, Barcarena, Moju, Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Igarapé-Miri, Cametá e Baião).

Benefícios do AquaBio para a Região

·         Promoverá a conservação da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos da Amazônia;

·         Contribuirá para a formulação de uma estratégia regional para o manejo sustentável integrado da biodiversidade e dos recursos hídricos;

·         Produzirá e disseminará práticas que possam ser adotadas na conservação da biodiversidade aquática em outras áreas da bacia Amazônica, inclusive em países vizinhos;

·         Desenvolverá um sistema de informação sobre a biodiversidade aquática integrado a outros sistemas existentes (ProVárzea, ProBio, Rede de Monitoramento da Agência Nacional de Águas).

Fase 1 – 2008

·         Diagnóstico Detalhado.

·         Estudos Pontuais (Sistema de Monitoramento da Biodiversidade Aquática, Capacitação e Educação Ambiental, Sustentabilidade Financeira Pós-Projeto).

·         Treinamentos (para técnicos e lideranças do estado e dos municípios - MULTIPLICADORES, para pescadores, agricultores, indígenas, mulheres, jovens, professores).

·         Temas dos treinamentos: vários.

·         Comitês de Acompanhamento Estadual e Local(ais).

·         Treinamentos e reciclagens (para técnicos e lideranças do estado e dos municípios - MULTIPLICADORES, para pescadores, agricultores, indígenas, mulheres, jovens, professores).

·         Capacitação para os Comitês de Acompanham. Estadual e Local(ais).

·         Treinamento para a elaboração de Sub-projetos

·         Intercâmbios, campanhas, eventos

FASE 2 – 2009

·         Seleção dos subprojetos e início da implementação

·         Continuação dos treinamentos e reciclagens

·         Continuação dos intercâmbios, campanhas e eventos

FASE 3 - 2010-2011

·         Continuação dos subprojetos e monitoramento dos sub-projetos

·         Continuação dos treinamentos e reciclagens

·         Continuação dos intercâmbios, campanhas e eventos

·         Início da elaboração dos Programas de Ação para a Gestão Integrada dos Recursos Aquáticos

·         Início da seleção do que continua e do que acaba dentre as atividades do AquaBio, e da identificação de como continuar aquelas atividades selecionadas

FASE - 2012 - FINAL

·         Encerramento dos sub-projetos e identificação das "lições aprendidas".

·         Contribuições do Projeto para o aperfeiçoamento das Políticas Públicas para o uso sustentável dos recursos aquáticos.

·         Difusão dos conhecimentos gerados pelo Projeto.

·         Conclusão da elaboração dos Programas de Ação para a Gestão Integrada dos Recursos Aquáticos (continuação daquelas atividades do AquaBio que foram selecionadas.)

Ø  PARCEIROS: IBAMA, FUNAI, ORGANISMOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE DO AMAZONAS, PARÁ E MATO GROSSO.

Ø  CONCEDENTE: GOVERNO BRASILEIRO, ESTADOS DO AMAZONAS e MATO GROSSO e GLOBAL ENVIRONMENTAL FACILITY – GEF (por intermédio do Banco Mundial).

Ø  VALOR DO PROJETO: US$ 17,2 milhões (US$ 10 milhões do Governo Brasileiro e Estados do Amazonas e Mato Grosso; US$ 7,2 milhões do GEF- por intermédio do Banco Mundial).

Ø  PERIODO DE EXECUÇÃO:  2007 a 2012

Ø  RESULTADOS

FASE 1

Ø  Treinamentos e reciclagens (para técnicos e lideranças do estado e dos municípios - MULTIPLICADORES, para pescadores, agricultores, indígenas, mulheres, jovens, professores).

Ø  Capacitação para os Comitês de Acompanham. Estadual e Local(ais).

Ø  Treinamento para a elaboração de Subprojetos.

Ø  Intercâmbios, campanhas, eventos.

Ø  Técnicos e lideranças com conhecimentos para o uso sustentável dos recursos aquáticos.

Ø  Principais problemas relacionados ao uso sustentável dos recursos aquáticos identificados.

Ø  Propostas para os subprojetos elaboradas

FASE 2

Ø  Seleção dos subprojetos e início da implementação

Ø  Continuação dos treinamentos e reciclagens.

Ø  Continuação dos intercâmbios, campanhas e eventos.

Ø  Continuação dos subprojetos e monitoramento dos sub-projetos.

Ø  Continuação dos treinamentos e reciclagens.

Ø  Continuação dos intercâmbios, campanhas e eventos.

Ø  Início da elaboração dos Programas de Ação para a Gestão Integrada dos Recursos Aquáticos.

Ø  Início da seleção do que continua e do que acaba dentre as atividades do AquaBio, e da identificação de como continuar aquelas atividades selecionadas.

Ø  Encerramento dos sub-projetos e identificação das "lições aprendidas".

Ø  Contribuições do Projeto para o aperfeiçoamento das Políticas Públicas para o uso sustentável dos recursos aquáticos.

Ø  Difusão dos conhecimentos gerados pelo Projeto.

Ø  Conclusão da elaboração dos Programas de Ação para a Gestão Integrada dos Recursos Aquáticos (continuação daquelas atividades do AquaBio que foram selecionadas.)