Página inicial > SEMA > Notícias > Reunião do Cepesca traz palestra com representantes do Indea e Embrapa Pantanal
Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 19h03 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 19h03 | Acessos: 219 | Categoria: Notícias
imagem sem descrição.

A 5ª Reunião Ordinária do ano de 2019 do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), realizada no dia 10 de outubro de 2019, apresentou duas palestras para seus conselheiros e público presente. O plenário foi formado por um grande número de ribeirinhos, representantes de colônias de pescadores e comerciantes da área pesqueira. O encontro foi presidido pelo Secretário Executivo de Meio Ambiente e presidente do Cepesca, Alex Marega,

Flávia Metello de Figueiredo, da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal do Indea, esclareceu sobre a comercialização de Animais Aquáticos. A servidora orientou sobre inspeção e as regras de processamento para estabelecimentos comerciais, para que o pescado chegue a mesa do consumidor com qualidade. Ela explicou o formulário de cadastro de estabelecimento aquícola, além de leis e decretos que regem o setor.

O representante da Embrapa Pantanal, Agostinho Catella, palestrou sobre os 25 anos do Sistema de Controle da Pesca de MS e falou sobre conservação ambiental,  gestão e manejo pesqueiro, além de uma reflexão sobre desenvolvimento regional e as consequências para a pesca.

Os pescadores e comerciantes pesqueiros presentes que tiveram interesse em se manifestar, puderam tirar suas dúvidas, dar sugestões e opiniões sobre todos os temas debatidos na reunião.

Cepesca

Atualmente, compõem o Conselho, que atua como órgão colegiado deliberativo e consultivo auxiliando o Poder Executivo na propositura de políticas públicas para a pesca, dezoito entidades entre representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Desevolvimento Econômico, Cultura, Ministério Público Estadual, UFMT, Unemat, colônias de pescadores, entidades do terceiro setor, Ibama e representantes do setor empresarial do turismo da pesca.

Autor: Renata Prata | Sema-MT