A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Gerência de Conhecimento e Educação Ambiental, realizou no mês de setembro oficinas de educação ambiental nos municípios de Santa Cruz do Xingu e Cotriguaçu.
Visando a elaboração das diretrizes de educação ambiental para as unidades de conservação, a proposta da oficina no Parque Estadual do Xingu foi de trabalhar com as comunidades no entorno do parque explicando sobre a importância da preservação do parque e os benefícios de se ter uma área protegida. A oficina ocorreu entre os dias 17 e 19 em parceria com o Programas Áreas da Amazônia (Arpa).
Já em Cotriguaçu, a ação ocorrida entre os dias 26 e 28, foi feita em conjunto com o Escritório Nacional das Florestas (ONF Brasil) e teve como objetivo salientar as unidades de conservação, com enfoque para a Amazônia. O curso que abrangeu diferentes segmentos da população, incluindo indígenas, proporcionou aos participantes uma melhor compreensão do sistema ambiental, propondo a construção de projetos em educação na área para o enfrentamento de problemas ambientais e a conscientização para que cada grupo social entenda a crise socioambiental em que vive.
Participaram do curso em Cotriguaçu estudantes, professores, pesquisadores, agricultores, coletores de castanhas, técnicos da prefeitura, representantes da ONF Brasil, além de membros da tribo indígena Rikbaktsa. Já em Santa Cruz do Xingu foram registradas presença de agentes da saúde, representantes da Câmera de Vereadores e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e de alunos no ensino médio.