O encontro foi marcado pelas diversas atrações culturais, com apresentação do grupo de dança Solange Morechi, que fez a dança das águas, da escola de Educação Básica Dirce Leite de Campos, de Várzea Grande. O grupo de teatro da Energisa fez uma intervenção sobre o uso sustentável de energia.
A ação também contou com palestras educativa. A Doutora Ana Maria Martins, da Sociedade Brasileira de Dor, falou sobre a importância do exercício físico para reduzir a dor. O Departamento de Trânsito (Detran) realizou uma sensibilização sobre educação ambiental no trânsito, Já o curso de educação física e fisioterapia da Universidade de Cuiabá (Unic) orientou sobre saúde e atividade física.
A atividade principal foi uma caminhada pelo Parque das Águas, com a participação do Batalhão de Polícia Militar e Proteção Ambiental, que também auxiliou no transporte e logística das crianças, Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P-MT), escolas estaduais, universidades e comunidade. O público andou até a fonte, que se manteve ligada por 5 minutos.
“O evento nos trouxe uma reflexão sobre saúde e meio ambiente, focado na importância da preservação da água, que foi o tema da XIV Semana do Meio Ambiente e X Seminário de Recursos Hídricos. É importante despertar nos jovens e crianças essa conscientização de que Mato Grosso é o Berço das Águas, que é um recurso natural imprescindível para nossa sobrevivência. Agradecemos a todos esses parceiros que nos apoiou nesse evento”, Gresiella Castilho, da gerência de conhecimento e educação ambiental.