Página inicial > SEMA > Notícias > Escolas têm até o dia 14 para inscrever projetos sobre educação ambiental
Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 19h28 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h35 | Acessos: 207 | Categoria: Notícias
Foto: Seduc-MT
a-aseduc
Trata-se de um processo pedagógico e participativo que reúne estudantes, professores e comunidade em torno do tema

Escolas da rede pública de Educação têm até o dia 14 de abril para realizarem, nas próprias unidades, a “Conferência da Escola” – primeiro passo para a participação na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), uma realização do Ministério da Educação.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas de Diversidades Educacionais – Núcleo de Educação Ambiental na Educação, é parceira da ação e orienta às escolas a participarem da mobilização.

O tema da V CNIJMA será “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Trata-se de um processo pedagógico e participativo que reúne estudantes, professores e comunidade para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais.

Para participar é necessário elaborar e apresentar um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade local e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.

“Podem participar do concurso alunos das escolas de Ensino Fundamental, anos finais (do 6º ao 9º Ano), nos estados onde ocorrerá o Concurso de Redação Copa Verde, também já divulgado pela Seduc”, informa o superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais da Seduc, Deusdel Ferreira de Sousa Filho.

Sendo assim, as escolas têm até o dia 14 de abril para realizar a conferência e registrá-la no site oficial do evento: http://conferenciainfanto.mec.gov.br.

Etapas

Conforme o calendário da conferência, ainda serão realizadas as etapas regionais – se necessário – e a estadual, quando ocorrerá a escolha dos projetos e das delegações, que serão realizadas pela Comissão Organizadora Estadual (COE), também no site do evento.

Por fim, ocorre a etapa nacional, que será em Brasília de 15 a 19 de junho, com a participação de uma média de 460 delegados, na faixa etária entre 11 e 14 anos, que participaram de todos os processos listados acima.

“Por isso é importante a mobilização dos professores e gestão escolar para propor aos estudantes uma reflexão sobre o projeto de ação da escola. Façam uma pesquisa sobre o tema, façam um diagnóstico da água na escola, na comunidade, levantem os problemas e façam um plano de ação com estratégias para solucioná-los”, explica o superintendente.

Inscrição

Todo o passo-a-passo da conferência escolar e das demais fases pode ser consultado Aqui.

O Núcleo de Educação Ambiental da Seduc também divulgou um orientativo aos professores, que pode ser acessado Aqui.