Página inicial > SEMA > Notícias > MT representa Brasil em grupo de trabalho global
Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 22h54 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h35 | Acessos: 181 | Categoria: Notícias
Foto: José Medeiros/Gcom-MT
a-bbnnDSCF5758
Secretário André Baby assume a missão de auxiliar nas ações do pilar “Produção Agrícola e Desmatamento Tropical” do Desafio de Balikpapan
O Comitê de Diretivo Global do pilar "Produção Agrícola e Desmatamento Tropical", ligado à Força tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF), selecionou o secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, André Baby, para representar o Brasil no grupo. A equipe de 18 pessoas irá desenvolver diversas ações para impulsionar o Desafio Balikpapan, um processo de dois anos de formação de novas parcerias e colaborações que possam acelerar a transição para um modelo de desenvolvimento rural de baixas emissões.

Entre as atividades estão previstas a elaboração de planos anuais de trabalho, desenvolvimento de quadro global que promova e acelere o avanço das parcerias de implementação específicas para a região e jurisdição e recrutamento de empresas e organizações adicionais para se juntar ao Desafio Balikpapan como participantes. O comitê, que irá apoiar o Desafio até 2020, desempenhará um papel de liderança e orientação de alto nível no avanço de componente global do pilar que busca aliar produção agrícola e combate ao desmatamento.

Para Baby, integrar o grupo é uma honra para Mato Grosso, que já vem de longa data buscando alternativas que conciliem o desenvolvimento agrícola com a conservação ambiental. “Agradeço a oportunidade ciente do desafio que temos pela frente em encontrar soluções viáveis para a produção sustentável. Estou otimista e acredito nós da Sema teremos muito a contribuir”, projeta.

O GCF

A Força tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta, intitulada The Governors Climate and Forests Task Force (GCF), é formada por 29 estados e províncias de oito países. No Brasil, fazem parte da Força-Tarefa: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) atua desde 2011 como coordenador nacional do GCF. A missão do GCF é trabalhar para proteger as florestas tropicais, reduzir as emissões causadas pelo desmatamento e degradação das florestas e promover caminhos realistas para o desenvolvimento rural e manutenção das florestas.

Perfil

Engenheiro florestal, André Baby é analista de meio ambiente no Governo do Estado de Mato Grosso desde 2005. Formado pela Universidade de Brasília (UnB), Baby possui MBA em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e é mestrando em Gestão para Competitividade, com ênfase em Sustentabilidade, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo da carreira acadêmica, também estudou Gestão Colaborativa, Sistemas Complexos, Resiliência e Gestão Ambiental na Universidade da Flórida em parceria com a Universidade de Mato Grosso (Unemat) e também foi Visiting Scholar pela Universidade da Flórida e Califórnia.