Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema e ICV estreitam relações com foco em gestão ambiental
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 21h14 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h36 | Acessos: 288 | Categoria: Notícias

 

 

Foto: Exemplo de Crédito de Foto
Andre_ICV
Exemplo de Legenda da Foto

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), representada pelo secretário André Baby, recebeu a visita da diretoria do Instituto Centro de Vida (ICV) nesta quinta-feira (01). Na pauta, foram tratados temas como gestão ambiental, sustentabilidade, combate ao desmatamento, governo aberto e regularização fundiária.

No dia 27 de fevereiro será realizado em Cuiabá o Encontro de Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura de Mato Grosso. O conceito de governo aberto trata de ações voltadas para a transparência e prestação de contas para a sociedade. Baby reiterou que há um compromisso da pasta em desenvolver novas tecnologias para tornar mais acessíveis informações ambientais atendendo os anseios da população, dos órgãos de controle e de entidades ambientalistas não governamentais.

Outro ponto discutido durante o encontro, foi o fortalecimento da agricultura familiar e regularização fundiária de assentamentos rurais. De acordo com o diretor executivo do ICV, Renato Farias, a entidade desenvolveu estudos de casos em assentamentos do Norte de Mato Grosso em busca de soluções para o setor. A meta da instituição é cadastrar e validar áreas em Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta.

“Regularizar as áreas dos pequenos produtores e assentados é uma demanda do governador Pedro Taques e a Sema este empenhada em auxiliar no fortalecimento da agricultura familiar no Estado”, assegurou Baby. Para atender esta pauta comum, o ICV quer auxiliar os pequenos produtores a restaurar as áreas degradas, enquanto a Sema promoveu ajustes no sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para receber e processar as informações.

Conhecido como CAR, o cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. A base de dados formada é estratégica para e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Criado pela Lei Federal 12.651 de 2012, o CAR é condicionante para que o produtor tenha acesso a linhas de crédito e outros programas de incentivo financeiro.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838