“Está rolando a paixão nos rios de Mato Grosso. Respeite da Piracema”. Quem tem amor por pescaria vai dar aquele tempo e respeitar a piracema. Com este enfoque, a campanha mostra que é importante respeitar o período de reprodução dos peixes que coincide com a estação das chuvas.
A temática construída pela equipe de publicidade atrai a atenção de adultos e crianças, com a proposta de atuar de modo educativo. É importante ressaltar que neste período, os peixes migratórios se deslocam rumo à cabeceira dos rios em busca de alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento das larvas e dos ovos. A desova também pode ocorrer após grandes chuvas, com o aumento do nível da água nos rios, que ficam oxigenadas e turvas.
“Considerando tudo isso é que ficou estabelecido o período de defeso, que tem por objetivo possibilitar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes”, afirma a secretária executiva do Conselho Estadual da Pesca (Cepesca), Gabriela Priante.
Para saber mais detalhadamente sobre as regras da piracema em Mato Grosso, acesse aqui. Você pode ajudar a equipe do Governo e compartilhar o vídeo com amigos e familiares.
Denúncias
Atenção, pescar neste período é crime! A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; nas unidades regionais do órgão ambiental ou ainda pelo aplicativo MT Cidadão. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema, via WhatsApp no (65) 99281-4144 (Ouvidoria).