Página inicial > SEMA > Notícias > Servidores participam de capacitação para alinhamento da gestão ambiental
Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 20h21 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h42 | Acessos: 230 | Categoria: Notícias
Foto: Rose Domingues/Assessoria
a-Bdiretores_das_unidades_regionais_da_Sema
Representantes das nove unidades da Sema no interior nivelaram informações prioritariamente sobre o Simcar e as novas regras do licenciamento
Servidores das nove unidades regionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram nesta semana de um treinamento para alinhar informações e procedimentos. A proposta é que toda a instituição modernize e padronize sua atuação na capital e também no interior.

Conforme o superintendente de Relacionamento e Atendimento da Sema, Murilo Covezzi, esta foi a primeira de inúmeras capacitações que ainda vão ser realizadas com as equipes das regionais. A proposta é realizar um treinamento como este a cada três ou quatro meses na sede, em Cuiabá, ou nas regionais. “O principal beneficiado com as mudanças é o cidadão, que vai contar com serviços mais eficientes”.

Prioritariamente, na reunião de terça e quarta-feira (26 e 27.09), no Auditório Pantanal, em Cuiabá, foram tratados de temas voltados ao novo Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) e sobre as rotinas implantadas pelos novos 204 termos de referência na área de licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos.

A secretária-adjunta de Licenciamento, Mauren Lazzaretti, mostrou a eles os resultados obtidos por meio da consultoria Falconi e os novos procedimentos que trouxeram para a prática na secretaria de uma regra de análise com lista única de pendências, padronização de relatórios, check list documental no protocolo e programação de vistoria. “Essas mudanças foram fundamentais para reduzir em 43% o tempo médio de resposta à população, de 172 para 156 dias, e ainda aumentar a nossa produtividade em 107,5%”.

O gerente da unidade regional de Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, que é analista ambiental e servidor da secretaria há 4 anos, avaliou positivamente a capacitação por promover a aproximação com a sede e suas mudanças que beneficiarão os 15 municípios e cerca de 300 mil habitantes da região. “Fiquei muito satisfeito em conhecer os detalhes do que a Sema está colocando em prática, porque é um anseio levar isso ao interior”.

Para Marcelo Messias Barbosa, analista ambiental da unidade regional de Barra do Garças, diversos temas precisavam mesmo de orientação, entre eles, o Simcar é um dos mais procurados pela população que ainda tem muitas dúvidas. “Com o início da piracema no domingo, também aproveitamos para esclarecer pontos sobre a fiscalização e o alinhamento com os órgãos federais”.

Representante da unidade de Confresa, Neiri Felizardo, explica que atualmente dos 13 municípios da regional, apenas um deles está com as suas atividades de licenciamento descentralizadas, o que exige muito trabalho da sua equipe. “A padronização dos pareceres técnicos, por exemplo, vai nos ajudar a agilizar a nossa atuação. Também gostei muito da proposta de planejamento das ações de gestão”.

O secretário executivo da Sema, André Baby, fez questão de participar de uma rodada de diálogo com os servidores para ouvir suas demandas, dúvidas e também críticas. Ele avaliou o encontro como positivo para que cada um colocasse seus anseios, pois cada regional tem sua realidade e particularidade. “É importante ressaltar que somos todos representantes do Governo do Estado e temos nosso compromisso prioritário com a gestão ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”.

Serviço: Para obter outras informações ou tirar dúvidas sobre a atuação da Superintendência de Relacionamento e Atendimento da Sema você pode ligar: (65) 3645-4904 (Atendimento Desconcentrado e Descentralizado) ou enviar e-mail para surat@sema.mt.gov.br. Na página da Sema, no espaço ‘contato’, você também obtém os e-mails e telefones de todas as unidades descentralizadas.