Conforme a presidente do Conselho de Ética Pública do Estado de Mato Grosso, Vanda Helena da Silva, ter acesso ao Código de Ética do Servidor Público é importante para o saber qual o comportamento adequado na administração pública, primando pela harmonia no trabalho. “Orientamos sobre o relacionamento interpessoal, o respeito e a lealdade. Alguns comportamentos que vão para as redes sociais são objetos de processos administrativos éticos, e, se houver denúncia, teremos que dar o tratamento”.
A analista de Meio Ambiente e advogada da Superintendência de Processos Administrativos e Autos de Infração, Franciely Barreto, explica que a motivação e a ética devem caminhar juntas, pois não basta apenas estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional - é preciso assumir uma postura ética. “A palestra trouxe a nós servidores reflexão sobre os atos dentro e fora da instituição”.
O coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental e membro de Comissão de Ética da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo, ressalta a importância da confiança e respeito aos superiores e colegas de trabalho. A ética no âmbito profissional proporciona um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento e confiabilidade. “Se você quer realmente alcançar uma carreira de sucesso, considere a recompensa de ser reconhecido não só pelo trabalho realizado, mas também pela conduta exemplar”, defende.