Página inicial > SEMA > Notícias > “Abafa Araguaia” integra forças de segurança no combate a crimes ambientais
Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 18h01 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h44 | Acessos: 268 | Categoria: Notícias
Foto: CBMMT
a-BOperao_Abafa_Araguaia_integra_foras_de_segurana_no_combate_a_crimes_ambientais
Operação visa coibir as queimadas, incêndios florestais, desmatamento e outros crimes
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), iniciou nesta terça-feira (15.08), no município de Novo Santo Antônio, a Operação Abafa Araguaia. Esta é uma ação integrada das Forças de Segurança Pública especializadas na proteção ambiental do estado. O objetivo principal é fiscalizar e autuar os crimes cometidos por desmatamento e degradação florestal, em particular, queimadas não autorizadas e incêndios florestais.

O Parque Estadual do Araguaia (PEA) possui 224 mil hectares e é a Unidade de Conservação do Estado que mais registra focos de calor. Por esta razão a primeira Operação Abafa está sediada em Novo Santo Antônio. A Operação também atuará em todos os municípios que fazem divisa com o PEA e margeiam o Rio Araguaia: Bom Jesus do Araguaia, São Felix do Araguaia, Nova Nazaré, Cocalinho, Serra Nova Dourada e Luciara. É a primeira vez que o Estado realiza uma operação desta natureza na região do Araguaia. Isto denota a preocupação do governo com todos os biomas mato-grossenses.

A operação Abafa foi idealizada no ano passado pelo Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar. Em 2016 ela foi desenvolvida na região médio-norte do Estado e teve outra denominação: Abafa Amazônia. No ano passado somente a Sema, Bombeiros e Polícia Ambiental participaram da operação, oportunidade em que foram feitas inúmeras autuações e aplicadas multas que chegaram a R$ 33 milhões.

A coordenação dos trabalhos é feita pelo Ten Cel BM Paulo Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar. Ele conta que “a expectativa são as melhores, uma vez que todas as unidades especializadas em proteção ao meio ambiente estão trabalhando integradas no mesmo objetivo”. Segundo Barroso, somente na primeira tarde de trabalho foram fiscalizados e em breve serão periciados seis cicatrizes de fogo que somaram mais de 3.000 hectares de área queimada irregularmente, e foram confirmadas áreas de desmatamento ilegal com a retirada de madeira da área do Parque. Os trabalhos seguem até dia 30 de setembro (período proibitivo), quando outras três etapas da Operação Abafa estão previstas para acontecer: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

As unidades envolvidas são o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) da Policia Judiciaria Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e ainda a Superintendência de fiscalização da Sema.

Ao todo são empregados sete veículos leves, tipo caminhonete das especializadas da Sesp, uma da Superintendência de Fiscalização da Sema, um do Centro Integrado e Comando e Controle Móvel, um auto tanque combustível e uma aeronave de combate a incêndio florestal do Batalhão de Emergência Ambientais do CBM. Estes veículos são operados pelos integrantes das instituições de segurança. A Operação Abafa Araguaia recebe o apoio da chefia do Parque Estadual do Araguaia, da Prefeitura de Novo Santo Antônio e dos brigadistas da ONG Aliança da Terra que possui sede na região.