Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário discutirá a conservação das nascentes do rio Caninana
Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 21h22 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h48 | Acessos: 165 | Categoria: Notícias

a-riosaoloureno
O evento será nos dias 29 e 30 de junho, em São Pedro da Cipa, reunindo entidades públicas, privadas e a sociedade civil em prol do meio ambiente

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, realizará nos dias 29 e 30 de junho, no município de São Pedro da Cipa (148 km ao sul de Cuiabá), um seminário para discutir a conservação das nascentes do Rio Caninana.

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Gresiella Castilho, a proposta do evento é construir um trabalho conjunto entre as entidades públicas, privadas e a sociedade civil em prol do meio ambiente. “Queremos mostrar a importância da conservação das áreas protegias e o quanto é necessário a manutenção das nascentes para o sustento da população e pequenas propriedades rurais”.

O 1°seminário da Bacia do São Lourenço para Recuperação das Nascentes do Caninana ocorrerá das 8h às 17h, na Pousada Araras, localizada em São Pedro da Cipa. Ao todo foram disponibilizadas 150 vagas destinadas a pessoas que tenham afinidade com o tema. Os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link até a próxima quarta-feira (28.06). Participarão do evento representantes da sociedade civil, agricultores familiares, acadêmicos, pesquisadores e professores.

Sobre o Rio Caninana

Além de São Pedro da Cipa, o Rio Caninana abrange os municípios de Juscimeira e Jaciara. Ele é uma microbacia do Rio São Lourenço, curso de água que banha o estado de Mato Grosso nascendo no município de Campo Verde e desaguando no Pantanal.

Programação

As atividades começam no dia 29.06 (quinta-feira), às 7h30, com a inscrição para aqueles que não conseguirem se inscrever online. Depois haverá a abertura oficial, seguida das palestras sobre ‘o que é micro bacia’ e saúde e meio ambiente. Ao fim da manhã haverá um debate e questionamentos referentes aos assuntos apresentados. Após o almoço, às 14h, o grupo volta a discutir sobre a recuperação de área degradas e a percepção entre o homem e o meio ambiente. Depois haverá debates e a preparação de oficinas.

No dia 30.06 (sexta-feira), às 7h30, haverá uma visita na Gleba Pombal e na nascente degradada localizada na microbacia do córrego Caninana. Às 14h a equipe participará de uma oficina sobre recuperação das nascentes e das Áreas de Preservação Permanente (APP) que visa a elaboração do Plano de Ordenamento da Bacia do Canina.