Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Flora Arbórea de Mato Grosso
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 22h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h51 | Acessos: 1062 | Categoria: Notícias

Guia_Campo_red

O Estado de Mato Grosso possui três biomas em seu território, Cerrado, Pantanal e Amazônia. As paisagens no Estado formam um grande mosaico com distintos ecossistemas. O registro da ocorrência das espécies tem a finalidade de dar uma identidade às comunidades arbóreas que compõem as paisagens, mostrando também a distribuição, as associações entre as espécies e os ambientes preferidos.

As espécies arbóreas destes biomas foram catalogadas no livro “Flora Arbórea de Mato Grosso - Tipologias vegetais e suas espécies” por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) em trabalho de pesquisa, feito para que o Estado tivesse um livro de referência para produtores, engenheiros florestais, ambientais, biólogos, agrônomos e Analistas de Meio Ambiente.

O objetivo da publicação, disponível para download no link abaixo, foi organizar as informações referentes às espécies arbóreas, por tipologia vegetal, que ocorrem no Estado, para orientar profissionais e produtores na elaboração de projetos de restauração de áreas degradadas, manejo florestal, estudos de impacto ambiental, entre outros documentos técnicos importantes para a emissão de autorizações ambientais.

Com intuito de facilitar o acesso à informação e apoiar o aprimoramento de projetos e análises ambientais, reuniu-se neste livro o material mais confiável sobre a ocorrência das espécies arbóreas por tipologia vegetal de MT, auxiliando nas discrições de ambientes, na indicação de espécies para uso na recuperação de áreas degradadas, na implantação de sistemas agroflorestais e para o conhecimento da diversidade da flora arbórea do estado de Mato Grosso.

Neste livro foram reunidas as informações disponíveis sobre as espécies arbóreas, tendo sido levantadas 26.299 amostras de ocorrências em Mato Grosso; 2.191 espécies identificadas em 14 herbários, 61 artigos científicos e 27 estudos ambientais.

O livro traz também dois encartes: “Mapa de Vegetação” e “Mapa de Biomas e Municípios do Estado de Mato Grosso”.

Autores: Hélida Bruno Nogueira Borges, Doutora em Biologia Vegetal; Elton Antonio Silveira, Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade; Ligia Nara Vendramin, Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

Clique aqui para download do livro - "FLORA ARBÓREA DE MATO GROSSO"