Página inicial > SEMA > Notícias > Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas é implantado
Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 16h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h52 | Acessos: 195 | Categoria: Notícias

a-aRio_Cuiab
A estrutura reúne 10 comitês de bacias já existentes, com o objetivo de fortalecer as ações e decisões para conservação da qualidade e quantidade da água no estado
O Sistema Estadual de Recursos Hídricos implantou na noite desta segunda-feira (10.04), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. A proposta do fórum é de articular e mobilizar os comitês de bacias (CBHs) com objetivo de unificar as ações e fortalecer as decisões que resultem na conservação da água, mantendo a sua quantidade e qualidade.

O fórum é composto pelos 10 Comitês de Bacias existentes no Estado. Destes, oito são atuantes e dois estão em fase de consolidação. Para o superintendente de Recursos Hídricos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Magalhães Noquelli, a união dos CBHs dentro do fórum é importante devido às problemáticas em comum que os municípios têm. Ele acredita que por meio do compartilhamento dos conflitos e anseios as ações ficarão mais objetivas e renderão mais.

“Cada comitê que discute políticas de melhorias para os rios dos municípios abrangentes tem uma demanda diferenciada. O do Rio Cabaçal tem mais problemas com erosão, por exemplo, enquanto o do Rio Cuiabá tem em outra área. Cada um pede um tipo de auxílio para resolver as situações. Agora, se todos os comitês pedirem juntos, a demanda será unificada com os que têm problemas em comum”.

A gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, Leonice de Souza Lotufo, comemora a instituição do Fórum. Para ela, esse é um marco na gestão de recursos hídricos no estado, pois representa a força dos comitês que lutam pela conservação/preservação da água. “Estamos em um momento de fortalecimento das cobranças em benefício da água”.

A formatação do fórum ainda não está definida. Lotufo explica que todos os comitês serão representados no grupo, só falta decidir se será escolhido um representante da sociedade civil, poder público e usuário de água, que já participe dos CBHs, ou se o fórum será composto somente pela diretoria do comitê.

Trabalho integrado

O trabalho conjunto entre o poder público, privado e sociedade é visto positivamente pela presidente da Câmara de Educação e Capacitação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Soraya Modaelli. Ela compõe o Fórum do Estado de São Paulo e trouxe durante a cerimônia de posse do Fórum Mato-grossense a experiência dos trabalhos realizados.

“Conduzimos 21 comitês. Todos eles se uniram pela educação ambiental e fazem um processo contínuo de mobilização, capacitação e integração. A partir disso conseguimos fortalecer o fórum estadual, estabelecer parcerias e ampliar participação da juventude nos comitês”.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo do município de Barão do Melgaço, Jairo Cesar Marques, está com ótima expectativa. “Essa é uma nova gestão na cidade e estamos nos inteirando do assunto. Fizemos questão de indicar um servidor público efetivo do município da pasta de meio ambiente para fazer a composição do comitê do Rio Cuiabá, porque hoje sou secretário, amanhã posso não ser, mas o trabalho voltado para água continuará e essa é a nossa preocupação. Esperamos contribuir nas ações”.

Na avaliação do presidente do o CBH dos Ribeirões Sapé e Várzea Grande (Covapé), que fica entre os municípios de Primavera do Leste e Poxoréu, Valnei Luiz Gueno, o fórum vai reunir a experiência dos comitês mais antigos e compartilhar com os novos comitês e, segundo ele, isso é de extrema importância para a realização de ações eficientes. “Alguns têm mais expertise e poderão ajudar o outro CHB que ainda não tem conhecimento em determinada área”.