Página inicial > SEMA > Notícias > Sema participa do Fórum de Secretários e Governadores da Amazônia Legal
Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2017, 20h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h56 | Acessos: 161 | Categoria: Notícias

a-aforum

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.01), na cidade de Macapá, no Amapá, da 13ª edição do Fórum de Governadores e Secretários da Amazônia Legal. O evento reuniu os gestores dos nove estados da Amazônia Legal para debater problemas comuns e políticas públicas que podem fortalecer o trabalho das secretarias em benefício do desenvolvimento sustentável da região.

Representando Mato Grosso, participam do fórum o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Sema, Alex Sandro Marega, e a coordenadora de gestão do Sistema de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal), Alcilene Freitas Souza.

Para Marega, a participação de Mato Grosso neste evento é importante devido aos avanços que o estado tem tido na área ambiental, entre eles, um dos mais recentes é a aprovação da Lei nº 582, que institui a política estadual de mudanças climáticas, sancionada pelo governador Pedro Taques no dia 13 de janeiro. “Estamos aqui para compartilhar nossas conquistas e discutir os desafios à serem enfrentados por uma Amazônia mais verde, mais preservada”.

Na quinta-feira, os representantes dos estados discutiram os incentivos econômicos à conservação ambiental e debateram os dados do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 2016 sobre o desmatamento. Já na sexta-feira, os representantes dos estados se reuniram para debater e formatar, a partir das propostas decididas, a Carta do Amapá. O documento contém as principais reivindicações e pautas conjuntas dos estados e será encaminhado ao presidente Michel Temer, em Brasília.