A Gerência de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou no mês de novembro diversas atividades voltadas para saúde e bem-estar dos servidores do órgão. Mais de 300 pessoas foram atendidas por profissionais que realizaram gratuitamente aulas de yoga, massoterapia, dança, jogos dramáticos entre outras.
A servidora Natália Fernandes Alencastro participou dos ‘Jogos Dramáticos’, momento em que ela pode se desconectar do trabalho e ter um tempo para pensar, lembrar e desempenhar suas habilidades e talentos em grupo. “Esse exercício foi ótimo. Consegui conhecer melhor os colegas que eu não tinha tanto contato na secretaria e assim criar novos laços”.
O professor de teatro, Luiz Carlos Ribeiro, coordenou os jogos e ensinou no decorrer da atividade técnicas de relacionamento humano. Ele explica que através do observar, criar e experimentar é possível conhecer melhor o interior e exterior do companheiro.
Outra atividade que também chamou bastante atenção dos funcionários foi a aula de yoga. Ela é um complemento dos ‘jogos dramáticos’ cujo beneficio é uma pessoa mais relaxada e centrada. O especialista Fernando Augusto, lembra que essa é uma técnica importante para harmonia do indivíduo. “Com o corpo harmonizado, consequentemente, a circulação dos órgãos internos melhora fazendo com que a pessoa tenha uma vida mais saudável, com disposição”.
E para se livrar do estresse ocasionado pela rotina de trabalho teve também aula de dança, com base na metodologia da biodança que faz da música uma terapia. A professora e enfermeira, Cibele Lemes, explica que nessa aula é trabalhado o encontro da pessoa com ela mesma, com o outro e depois com todos. “As pessoas buscam a alegria, a essência e elas vão encontrar isso se aceitando exatamente como são”.
Além das aulas, às segundas-feiras contaram com sessões de massoterapia, que é uma técnica que alivia tensões, dores musculares, ativa a circulação sanguínea, elimina resíduos metabólicos do corpo e ainda fortalece o sistema imunológico. Também foi realizada a terceira edição da Villa Gourmet, no estacionamento da secretaria, com uma diversidade de quitutes para agradar o paladar dos servidores e um camarim a bordo onde as mulheres puderam conferir produtores de beleza comercializados dentro de um minivan.
A gerente de Qualidade de Vida no Trabalho da Sema, Letícia Batista, acredita que os eventos são importantes para valorização do servidor, que às vezes podem se sentir desmotivados devido a correria do cotidiano. “Eles merecem tirar um tempo para trabalhar a autoestima. As atividades têm objetivo de influenciar positivamente a vida profissional e pessoal deles”.