Página inicial > SEMA > Notícias > OPORTUNIDADE Sema realiza novos cursos de ‘Manejo Florestal Sustentável’
Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 12h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h01 | Acessos: 926 | Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza três cursos de manejo florestal sustentável entre setembro e dezembro. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (21.09), a partir das 8h, e seguem até o preenchimento das vagas. A primeira turma terá aulas entre 26 e 30 de setembro, em Cuiabá, das 13h às 18h.

Ao todo, estão disponíveis 210 vagas. As demais turmas estão com aulas programadas para 17 a 21 de outubro, em Sinop; e Alta Floresta, entre 29 de novembro e 01 de dezembro, ambas também no horário das 13h às 18h. O público-alvo compreende: engenheiros, estudantes da área, empreendedores e trabalhadores florestais, gestores municipais e instituições parceiras.

O superintendente de Educação Ambiental da Sema, Marcos Antônio Ferreira, pontua que a proposta do curso é balizar as informações entre o corpo técnico da Sema, profissionais e estudantes a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.

“Para a Secretaria analisar os processos com celeridade de forma excelente é necessário que as partes interessadas, ou seja, os engenheiros florestais, submetam projetos de manejo florestal sustentável com informações completas. E isso só vai acontecer se estivermos alinhados com eles e o curso vem para nivelar o conhecimento entre técnicos da Sema, profissionais e estudantes com o objetivo de garantir bons resultados”, explica.

Outro objetivo do curso é contribuir com a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) ao preparar profissionais para atuar no eixo conservar, que propõe alcançar 6 milhões de hectares de florestas nativas no manejo florestal sustentável. Além disso, a Secretaria Adjunta de Gestão Ambiental visa estabelecer a transversalidade da educação ambiental em todas as suas esferas de atuação, notadamente, na fiscalização e no licenciamento ambiental.

Parceiros

Entre as instituições que estão contribuindo para a realização dos cursos estão: Superintendência de Gestão Florestal da Sema, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef).

Inscrições

São gratuitas, podem ser realizadas a partir de 21 de setembro, no portal da Sema neste link, onde o interessado poderá optar por uma das três datas e local. A lista de inscritos será publicada no portal Sema. Ao fim da capacitação, os participantes ganharão um certificado com carga horária de 20h.

Outras informações: (65) 3645-4963/suea@sema.mt.gov.br.