MONITORAMENTO POR ESTAÇÕES FIXAS E/OU MÓVEIS
Em conjunto com o monitoramento diário realizado a partir do modelo CATT-BRAMS, a SEMA realizou o monitoramento da qualidade do ar com a utilização de estações de amostragem, para obter dados reais da qualidade do ar, e assim, verificar a correlação existente entre o monitoramento realizado pelo CPTEC/INPE e os dados reais obtidos em amostragem em campo.
Em Cuiabá-MT são realizadas medições mensais dos parâmetros da qualidade do ar, com 05 (cinco) ciclos de coletas realizadas durante o período de 06 (seis) dias, de segunda a sábado. Cada período de coleta dura 24 horas. As coletas observaram as normas descritas pela Resolução CONAMA n. 03/1990.
Cuiabá foi a cidade escolhida para a existência de um monitoramento mais freqüente devido ao Laboratório de Monitoramento Ambiental da SEMA estar situado nesta cidade, com a estrutura suficiente para a manutenção de uma estação fixa e devido também ao episódio agudo de poluição atmosférica ocorrido no ano de 2007 com grande repercussão na mídia nacional.
As coletas de material particulado são realizadas com aparelho HI-VOL (Amostrador de Grande Volume para Partículas Totais em Suspensão), fabricado pela empresa RCLF medições ambientais, dentro dos parâmetros exigidos pela norma NBR 9547 e NBR 13412. As medições das concentrações de CO são realizadas com sonda Testo 445, calibradas pela CHROMPACK, sendo o CO realizado pelo método infravermelho não dispersivo, como preconizado pela Resolução CONAMA 03/1990.