Página inicial > SEMA > Notícias > Servidora da Sema ministra curso sobre cartografia e GPS
Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 19h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h05 | Acessos: 319 | Categoria: Notícias

a-gps

A analista do meio ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edilair Adriana Sacramento, ministrou - entre os dias 11 e 13 de julho - o curso ‘Cartografia Básica, Operações e Manuseio de Aparelho de GPS’. A proposta da capacitação foi orientar técnicos da Defesa Civil dos municípios de Barra do Bugres, Nova Olímpia, Campo Novo do Pareceis e Porto Esperidião a como identificar e atuar em uma área que sofreu eventos críticos ou desastres ambientais.

Conforme Edilair, os técnicos fizeram um planejamento cartográfico de trabalho de acordo com cada região e situação crítica. Depois, eles aprenderam a como coletar as coordenadas pelo GPS. “Ensinei ainda as formas de eles lançarem esses pontos em uma plataforma de Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a partir disso a equipe pode atuar sem que aja erros de localidade”.

Após as aulas teóricas os técnicos também foram à campo para aplicar na prática o que aprenderam. “É importante os técnicos saberem usar corretamente o mapa e o GPS para que durante um eventual desastre eles possam atuar com mais segurança”.