Página inicial > SEMA > Notícias > Representante de banco alemão conhece iniciativas ambientais de MT
Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 14h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h06 | Acessos: 169 | Categoria: Notícias

Maria Anffe/Gcomandre_kfw
Interesse pelas ações desenvolvidas no Estado iniciou em dezembro de 2015, durante a COP 21 de Paris

O governador Pedro Taques recebeu nesta segunda-feira (06.06), a representante internacional do banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), Christiane Ehringhaus, para apresentação dos resultados das visitas técnicas realizadas em Mato Grosso. O trabalho do KfW foi com o objetivo de realizar sondagem sobre as ações ambientais desenvolvidas no estado e que poderão potencialmente resultar em parceria para realização de um programa de pagamentos por resultados de emissões reduzidas pelo desmatamento evitado.

Durante o encontro, Ehringhaus ressaltou as potencialidades do estado e também a estratégia “Produzir, Conservar e Incluir” (PCI), que já havia sido apresentada durante a Conferência do Clima (COP) 21 de Paris, em dezembro do ano passado.

A representante internacional também destacou o REM-REDD+ Early Movers, programa pelo qual o Governo da Alemanha, através do banco KfW, apoia países/estados pioneiros em iniciativas de redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal (REDD), que tenham adotado iniciativas voluntárias de conservação florestal para mitigação da mudança climática. O REM recompensa o desempenho desses países/estados na redução do desmatamento e da degradação, além de promover o desenvolvimento sustentável.

Secretário executivo de Meio Ambiente (Sema), André Luis Torres Baby, afirmou que as visitas técnicas figuram como ponto positivo ao Estado e para a realização da parceria entre o Governo e o banco KfW. Segundo ele, Mato Grosso “sai na frente ao receber a representante do banco alemão e também apresentar as potencialidades do Estado na área ambiental”.

De acordo com o Baby, com a perspectiva da parceria, Mato Grosso pode a ganhar não apenas novos investimentos, mas também políticas públicas que irão contribuir para o fortalecimento da Estratégia PCI. “Além do interesse internacional em investir em Mato Grosso, é preciso trabalharmos junto ao governo federal para que este também integre essa política”.

O secretário executivo da Sema explicou ainda que a parceria poderá atender diretamente as comunidades locais, entre elas agricultores, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, entre outros. Um potencial programa poderá beneficiar ações do governo como também da sociedade civil e do setor produtivo, sempre visando benefícios no nível local.

Banco de Desenvolvimento Alemão

Considerado um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo, o Kfw está comprometido com a melhoria sustentável das condições de vida, focando nos âmbitos econômico, social e ambiental, contribuindo, especialmente, com ações voltadas para o clima e biodiversidade, que é a área para qual destina boa parte dos financiamentos.