A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) está funcionando normalmente. Houve uma instabilidade durantes dois dias na semana passada, entre a tarde de segunda-feira (20) e início da tarde de quarta (22), em razão da implantação de melhorias no sistema que não permitam a emissão de Documento de Arrecadação (DAR) em desacordo com a lei, por conta de uma fraude realizada em anos anteriores.
Conforme a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, as correções no Sisflora fizeram uma vinculação entre o DAR e a Guia Florestal (GF), de modo a conferir maior segurança aos usuários que trabalham honestamente e também para evitar que fraudes venham travar todo o sistema, gerando ainda mais prejuízo para o Estado. “As melhorias foram implantadas imediatamente, em um curto espaço de tempo, e a partir de quarta-feira (22), não houve nenhum problema com o sistema.”
A equipe técnica da Sema assegura que não tem medido esforços para que o sistema funcione adequadamente, de forma constante e segura, oferecendo melhores serviços à população e especialmente ao setor produtivo, que tem sido atendido prontamente em todas as suas demandas. “Nós estamos sensíveis e compreendemos os questionamentos realizados, e continuamos à disposição para contribuir com o cidadão mato-grossense”, afirma a secretária adjunta.