O vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, participará de uma reunião na manhã desta quarta-feira (22.06) no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, para tratar de avanços no módulo de análise do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), além da modernização do licenciamento ambiental.
Essa reunião, que ocorrerá na Liderança do Governo no Congresso, às 10h, é a continuidade de uma agenda que o vice-governador e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) tiveram com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, no dia 18 de maio. Também estão na pauta a discussão da política de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) e ações conjuntas entre a Sema e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso.
Apesar do sucesso no número de cadastros, que já somam mais de 106 mil imóveis rurais inscritos, em razão de problemas no SiCAR, Mato Grosso analisou até o momento menos de 1% do total e validou apenas 14 desses cadastros, percentual considerado preocupante pelo governo estadual. Participarão da reunião em Brasília: os secretários adjuntos de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, de Gestão Ambiental, Carlos Kato, e secretário executivo, André Baby.
CAR
Os 106,3 mil imóveis inscritos em Mato Grosso correspondem a uma área de 58,9 milhões de hectares e representam aproximadamente 81% da superfície cadastrável do estado. Do total de cadastros, a maioria está na faixa de até quatro módulos fiscais: 78.175 imóveis, que se enquadram na categoria de pequenos produtores rurais. Para auxiliar a Sema nas melhorias com o SiCAR, técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) estiveram em Cuiabá entre os dias 31 de maio e 2 de junho.